31/10/2018 - 13h30

Revista Clinical Nutrition publica artigo de pesquisadores da PUCRS

Pesquisa inova ao aplicar equipamento de avaliação corporal para analisar saúde das células e riscos de contrair doenças

2018_09_14-clinical_nutritionOs professores Adriano Detoni, Luciano Castro e Rafael Baptista, da Escola de Ciências da Saúde, em parceria com a professora Rita Matiello, da Escola de Medicina, e com o aluno de doutorado em Pediatria e Saúde da Criança, Eduardo Mundstock, publicaram artigo na revista Revista Clinical Nutrition. Com alto fator de impacto, o periódico é acessado mundialmente por muitos pesquisadores e profissionais da saúde, o que confere grande visibilidade à PUCRS e ao estudo.

Com o título Association between Phase Angle from Bioelectrical Impedance Analysis and Level of Physical Activity: Systematic Review and Metaanalysis, o artigo traz resultados da pesquisa desenvolvida por Mundstock durante o doutorado, com orientação de Rita e co-orientação de Baptista. O estudo foi realizado com um equipamento de avaliação corporal por bioimpedância, que é utilizada para análise da composição corporal. A pesquisa traz um fator inovador: seu uso para verificar a saúde dos participantes e os riscos de contrair doenças a partir do parâmetro chamado ângulo de fase.

“Essa é a grande sacada da pesquisa, pois mede a saúde das células. Quando a corrente elétrica passa pelo corpo e tem algo errado, esse ângulo se altera”, explica Baptista. Com isso, o equipamento que é utilizado por profissionais da área da saúde para avaliação física e para medir dados como percentual de gordura, massa muscular e se a pessoa está ou não acima do peso, pode também ser aplicado para avaliar a saúde como um todo a partir da análise de células do corpo.

O estudo consistiu na revisão sistemática com meta-analise de nove artigos, gerando um grande tratamento estatístico dos resultados e ampliando seu poder em muitas vezes, além de testes realizados com equipamento. “É um dos melhores tipos de estudos na área da saúde”, complementa Baptista.