20/05/2020 - 14h32

Rede Marista celebra o dia do nascimento de Marcelino Champagnat

Em comemoração, relembramos sua história e obras realizadas até os dias de hoje que inspiram gerações

nascimento_de_champagnat (2)Nesta quarta-feira, 20 de maio, celebramos os 227 anos do nascimento de Marcelino Champagnat. Na Província, a data é comemorada com o Dia Provincial de Oração pelo Bicentenário Marista, em sintonia com a caminhada rumo aos 200 anos da instituição idealizada pelo fundador.  

Seu testemunho de amor pelos jovens e crianças  

Sendo um homem conhecido pela imensa fé, a vida de Marcelino foi um testemunho de humanidade e amor fraternal. Idealizando um projeto revolucionário de educação que se espalhou pelos continentes e conquistou muitos adeptos, essa foi a maneira que Champagnat demonstrou o amor que tinha pelos jovens e crianças, principalmente os que se encontravam em situações de vulnerabilidade social.   

Episódios marcantes de sua biografia demonstram que, desde cedo, Champagnat já havia criado uma relação intensa com a questão educacional. Por ter vivenciado na pele as dificuldades de acesso a um sistema de ensino de qualidade, soube identificar as necessidades da comunidade, tornando-se sacerdote no ano de 1816.  

Fundador do Instituto Marista  

No dia 2 de janeiro de 1817, um ano depois do grande passo em sua vida religiosa, Champagnat criou o ponto de partida para o projeto do Instituto dos Irmãozinhos de Maria que, posteriormente, veio a se tornar o Instituto Marista. Falecido no dia 6 de junho de 1840, aos 51 anos – data que ficou conhecida como o Dia de São Marcelino ChampagnatFoi canonizado no dia 18 de abril de 1999, pelo então Papa João Paulo II, em reconhecimento às suas virtudes e legado. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias