31/01/2020 - 11h56

PUCRS-PrInt lança novos editais para mobilidade discente e docente

Em 2019, a Universidade promoveu 140 benefícios em pesquisas internacionais

pucrs print,print,pós-graduação,pesquisa,mestrado,doutorado,internacionalização,bolsa,bolsa de estudoO Projeto Institucional de Internacionalização – PII (PUCRS-PrInt) está com novas chamadas para diferentes modalidades de auxílios à mobilidade de discentes e docentes. Com inscrições abertas até 15 de março, as bolsas estão programadas para início entre junho e agosto de 2020. Consulte os editais neste link.

Em 2019, o PUCRS-PrInt alcançou a marca de 140 benefícios para pesquisas internacionais. A iniciativa, que tem como objetivo estimular a formação de redes de pesquisas entre países, é uma importante ferramenta para proporcionar experiências internacionais, pluralidade na comunicação e a consolidação de parcerias com IES estrangeiras. Confira aqui alguns relatos das experiências proporcionadas pelo PrInt.

Quem se beneficia com as bolsas?

As bolsas são destinadas a professores e alunos de doutorado, vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da PUCRS, participantes do PII, bem como a professores pesquisadores vinculados a instituições estrangeiras que integram o PUCRS-PrInt.

A partir de recursos obtidos no Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 41/2017, o projeto visa ampliar a internacionalização dos PPGs, aprimorando a produção acadêmica vinculada aos programas, além de trazer soluções transformadoras para questões globais da sociedade. Com isso, o PUCRS-PrInt coloca a Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) nos mais elevados patamares de qualidade, fazendo da PUCRS uma Universidade de classe mundial.

Os editais de seleção possuem oportunidades para as seguintes modalidades:

• Professor Visitante no Exterior – Júnior ou Sênior;
  • Missões de trabalho no exterior
  • Professor Visitante no Brasil;
  • Jovem talento com experiência no exterior e Pós-doutorado com experiência no exterior.
  • Doutorado Sanduíche;
  • Capacitação em cursos de curta duração.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Conheça as pesquisas que fazem parte do PUCRS-PrInt

Dentro do projeto, existem 14 projetos de cooperação, divididos em três temas prioritários: Saúde no Desenvolvimento Humano; Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade e Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente. Temas como migrações, doenças negligenciadas, violência na modernidade e novas tecnologias para a sustentabilidade e para a saúde são algumas das pesquisas que fazem parte do projeto. Confira:

Saúde no Desenvolvimento Humano
  • Avaliação de aspectos ambientais, hábitos de vida e condições patológicas no desenvolvimento da criança;
  • Avanços no desenvolvimento de fármacos, diagnóstico e epidemiologia de doenças negligenciadas;
  • Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta;
  • Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde;
  • Estudo da neuropsicologia do envelhecimento e de mecanismos moleculares relacionados às doenças neurodegenerativas nos idosos.
Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade
  • Migrações: perspectivas histórico-conceituais e análise de fenômenos contemporâneos;
  • A matriz oculta da violência na Modernidade: crise da alteridade, da moral e da ética;
  • Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento;
  • Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental;
  • Tecnologia e sociedade num mundo globalizado e em crise.
Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente
  • Avanços da genômica e seus impactos no estudo da biodiversidade;
  • Extração de conhecimento de grandes volumes de dados;
  • Avanços tecnológicos para o desenvolvimento de um mundo interconectado;
  • Tecnologia, energia e recursos naturais: novos rumos para a sustentabilidade.