01/07/2019 - 11h47

PUCRS-PrInt abre 3ª chamada para bolsas no exterior para professores e pós-graduandos

Modalidades Professor visitante in e out e cursos no exterior recebem inscrições até 10 de julho

PUCRS PrintProjeto Institucional de Internacionalização(PUCRS-PrInt) está com uma nova chamada aberta até o dia 10 de julho de 2019 para submissões de candidatura nas modalidades Professor Visitante no Exterior Sênior ou Júnior (Edital 1/2019), Professor Visitante no Brasil (Edital 3/2019) e Cursos de Capacitação no Exterior (Edital 6/2019). As oportunidades são voltadas para professores e estudantes vinculados aos programas de Pós-Graduação participantes do PUCRS-PrInt e docentes estrangeiros interessados em vir à Universidade.

Saiba mais sobre as oportunidades:

Professor Visitante no Exterior Sênior ou Júnior

O edital visa a oferecer aos professores da PUCRS vinculados aos Programas de Pós-Graduação participantes do PII bolsa no exterior para realização de estudos avançados em pesquisa após o doutoramento. Acesse o edital

Professor Visitante no Brasil

O edital visa, no âmbito do projeto, atrair professores de renome atuantes e residentes no exterior para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais. Acesse o edital

Cursos de Capacitação no Exterior

Esse edital visa oferecer bolsas para modalidade Capacitação em cursos de curta duração no exterior, visando o aperfeiçoamento individual e o fortalecimento institucional por meio de treinamentos e capacitações técnicas, científicas ou pedagógicas de profissionais vinculados à IES/IP, no âmbito do projeto PUCRS-PrInt. Acesse o edital

Além destas oportunidades, há um fluxo contínuo para Missões de Trabalho no Exterior (Edital 2/2019). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Sobre o PUCRS-PrInt

O Projeto Institucional de Internacionalização da PUCRS, em candidatura ao Edital 41/2017 – Capes/PrInt, tem como objetivo desenvolver e incorporar perspectivas internacionais nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, visando a excelência acadêmica e ações efetivas para os problemas globais da sociedade. Para conhecer os projetos, temas prioritários e ações, clique aqui.