19/10/2018 - 11h53

Professor da Escola Politécnica recebe Prêmio Pesquisador Gaúcho

Reconhecimento foi entregue na noite desta quinta-feira

Prêmio Fapergs, Rodrigo Barros

Foto: Divulgação Fapergs

O professor Rodrigo Coelho Barros, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica, recebeu na noite desta quinta-feira, 18 de outubro, o Prêmio Pesquisador Gaúcho na categoria Pesquisador Empreendedor. O reconhecimento é concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia. Além de atuar como pesquisador, Barros fundou uma startup de inteligência artificial, a Teia Labs, instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), que tem parcerias recentes com grandes empresas como Samsung e Shell.

Barros acredita que este prêmio vem como a coroação do esforço de empreender, mesmo sendo professor e pesquisador em tempo integral: “Penso que tentar gerar inovação a partir de pesquisa na academia é a direção correta para o Brasil de fato inovar e ser competitivo nos mais diversos mercados internacionais”, afirma. Para ele, após o desenvolvimento de respostas para problemas importantes no meio acadêmico, é preciso levar este conhecimento para o mundo externo em formato de soluções para problemas reais e importantes da sociedade. “A minha ideia ao fundar a startup foi justamente converter nossa pesquisa realizada no Núcleo de Inteligência de Máquina e Robótica da Escola Politécnica da PUCRS para soluções reais deste mercado em franca expansão, que é o da IA e do Aprendizado de Máquina (Machine Learning)” completa.

INCTs são destaque

O evento também deu destaque aos nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do estado, entre eles o INCT em Ciências Forenses e INCT em Tuberculose, sediados na PUCRS.

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FAPERGS. Tem entre as suas metas a possibilidade de mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país.

Vídeos produzidos pelo Tecna

Os vídeos apresentados no evento, sobre os pesquisadores agraciados e os INCTs, foram desenvolvidos por bolsistas de iniciação científica do LaPAv – Laboratório de Pesquisas Audiovisuais, vinculado ao Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS, sediado no Tecnopuc Viamão.