11/09/2018 - 18h08

Professor da Escola Politécnica recebe Prêmio Pesquisador Gaúcho

Reconhecimento da Fapergs será entregue em 18 de outubro

Prêmio Pesquisador Gaúcho, fapergs, fiergs, secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência e TecnologiaO professor Rodrigo Coelho Barros, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica, está entre os vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia. A lista dos agraciados foi divulgada nesta segunda-feira, 10 de setembro, e Barros foi contemplado na categoria Pesquisador Empreendedor. A cerimônia de entrega do reconhecimento será no dia 18 de outubro, às 20h30min, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Além de atuar como pesquisador, Barros fundou uma startup de inteligência artificial, a Teia Labs, instalada no Tecnopuc, que tem parcerias recentes com grandes empresas como Samsung e Shell.

Rodrigo Coelho Barros

Rodrigo Coelho Barros/Divulgação

Barros acredita que este prêmio vem como a coroação do esforço de empreender, mesmo sendo professor e pesquisador em tempo integral: “Penso que tentar gerar inovação a partir de pesquisa na academia é a direção correta para o Brasil de fato inovar e ser competitivo nos mais diversos mercados internacionais”, afirma. Para ele, após o desenvolvimento de respostas para problemas importantes no meio acadêmico, é preciso levar este conhecimento para o mundo externo em formato de soluções para problemas reais e importantes da sociedade. “A minha ideia ao fundar a startup foi justamente converter nossa pesquisa realizada no Núcleo de Inteligência de Máquina e Robótica da Escola Politécnica da PUCRS para soluções reais deste mercado em franca expansão, que é o da IA e do Aprendizado de Máquina (Machine Learning)” completa.