28/06/2019 - 10h05

Pesquisadores recebem bolsa da EMMA para projeto sobre inovação no jornalismo

PUCRS, UBI e UCLan integram pesquisa coletiva contemplada com 5 mil euros pelo período de um ano

Fotos: arquivo pessoal

Os pesquisadores Ana Cecília Bisso Nunes e Eduardo Campos Pellanda, da PUCRS, John Mills, da University of Central Lancashire (UCLan), e João Canavilhas, da Universidade Beira Interior (UBI), foram os vencedores do edital para pesquisas internacionais colaborativas da European Media Management Association (EMMA). Este foi o primeiro edital do tipo promovido pela associação.

O projeto coletivo Innovating Journalism Structures and Processes: Media Labs, Innovation Teams, methods and beyond recebeu bolsa de 5 mil Euros e tem duração de um ano. Os quatro pesquisadores trabalharão no desenvolvimento de estratégias de inovação em jornalismo com foco na qualidade informativa e no fortalecimento de empresas do setor no meio digital. Através de métodos mistos e colaboração multidisciplinar focada em processos, estratégias e estruturas de inovação, a pesquisa irá, pela primeira vez, mapear práticas internacionais da América Latina e Europa na criação de resposta aos desafios da transformação digital. Seus resultados serão apresentados na Suécia em junho de 2020.

A pesquisa tem tema afim com o doutorado em cotutela realizado por Ana Cecília na PUCRS e na UBI. A docente representou o grupo de pesquisadores na conferência anual da EMMA, realizada no Chipre no início de junho, quando o projeto eleito foi apresentado ao público.

Pesquisadora visitante na UCLan

2019_06_26-ana_cecilia-uclanComo parte da pesquisa financiada pelo Emma, Ana Cecília está na UCLan como pesquisadora visitante no Media Innovation Studio entre 10 de junho e 3 de julho. O laboratório interdisciplinar tem foco em inovação a partir da tecnologia e das mídias no Reino Unido.  A estadia de quatro semanas faz parte do Visiting Researchers Programme, projetado para estreitar laços com pessoas que trabalham em outras organizações, cuja atuação se alinha com os objetivos e ambições do Studio e da Escola de Jornalismo, Mídia e Performance da UCLan.

Durante este período, além de desenvolver a pesquisa do Emma, a docente interage com a Universidade como um todo, se familiariza com o currículo da faculdade de jornalismo e comunicação e compartilha experiências docentes. “Conhecer e interagir com os professores de jornalismo digital e empreendedorismo em mídia da UCLan está sendo sensacional. Esta troca de práticas docentes, leituras e metodologias enrique muito o nosso trabalho. A integração e o fato de poder desenvolver a pesquisa em conjunto no mesmo espaço físico é muito proveitoso. Mais do que isso, é possível que outros projetos futuros veiam a acontecer”, avalia.

A docente também participou de atividades como um curso de jornalismo de Drone, integrante do programa de mestrado da UCLan. “Estes últimos meses em Portugal, durante meu doutorado cotutela, e agora no Reino Unido, foram de muito estudo e aprendizado. Estou animada para compartilhar os aprendizados com meus alunos no próximo semestre. Além disso, novas metodologias e práticas docentes deverão aparecer nas disciplinas”, revela.