15/05/2020 - 17h44

Para assistir: filmes e séries sobre assuntos estudados na Escola de Negócios

Professores indicam produções que tratam de temas como inovação, empreendedorismo e gestão

para assistir,escola de negócios,filmes,séries

Temas são pauta de diversas produções audiovisuais / Foto: Pexels

Além de ser uma ótima opção de lazer e de entretenimento, assistir a filmes e séries também pode incentivar a adquirir mais conhecimento sobre assuntos variadosTemas como economia, inovação e empreendedorismo interessam muitas pessoas e são pauta de diversas produções audiovisuais. Por isso, nesta semana professores da Escola de Negócios prepararam sugestões para você adicionar a sua lista. Confira: 

 

2020_05_15-para_assistir_negocios_numeros1. Está tudo nos números (2018)de Daniel McCabe 

A série aborda o universo da confiabilidade da estatística e dos algoritmos a partir de sua influência em nossas vidas. Desperta para a relevância de dados na tomada de decisões e para realizar previsões. Relaciona estatística, matemática, big data e machine learning”. 

Indicação do professor Silvio Tai. 

 

2020_05_15-para_assistir_negocios_job2. Inside Job (2010), de Charles Ferguson e Audrey Marrs 

É um documentário que apresenta, didaticamente, os fatores que culminaram na crise financeira de 2008 e os seus impactos na sociedade. Inside Job é indicado para quem busca compreender como o sistema capitalista funciona na etapa de financeirização. Ele mostra as más consequências da especulação em Wall Street e da concessão de empréstimos sem nenhum critério. Há, também, entrevistas feitas com jornalistas, grandes políticos, acadêmicos e outras personalidades importantes do mercado”. 

Indicação da professora Frederick Mette. 

  

2020_05_15-para_assistir_negocios_startup3. Startup.com (2011), criado por Jehane Noujaim e Chris Hegedus 

Abandonar uma carreira profissional no mercado financeiro para desenvolver uma ideia inovadora e promissora com os amigos: assim se inicia Startup.com. O filme explora o otimismo dos empreendedores no momento de criação de uma startup, os dilemas do desenvolvimento do negócio e da empresa e as razões da sua falência. Apesar de um bom plano de negócios e de um crescimento inicial, é preciso cautela nas estratégias de expansão. O filme é uma lição sobre a importância dos estudos de mercado”. 

Indicação da professorKellen Fraga. 

  

2020_05_15-para_assistir_negocios_piratas4. Os piratas do Sillicon Valley (1999), de por Martyn Burke 

Aborda o empreendedorismo sob a ótica do Silicon Valley quando a revolução das empresas de tecnologia começou. De um lado, estava Steve Jobs, que, de sua garagem, criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade. Do outro, Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas ideias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos criaram sistemas simples e abrangentes para trabalhar, viver e se comunicar”. 

Indicação do professor Vicente Zanella. 

 

2020_05_15-para_assistir_negocios_industria5. Indústria Americana (2019), de Julia Reichert e Steven Bognar 

O documentário retrata a reabertura de uma fábrica de vidros nos Estados Unidos por um bilionário chinês. Contribui na discussão das organizações vistas como máquinas e em choques de diferentes culturas nacionais”. 

Indicação da professora Edimara Mezzomo Luciano. 

 

Para você, que leu até aqui, dicas bônus 

Quem se interessou pelo assunto e não quer parar nesta lista, seguem algumas dicas bônus dos professores:

  • 2020_05_15-para_assistir_negocios_quantsQuants: Os Alquimistas de Wall Street (2010), de Marije Meerman 

“O filme se baseia em uma pesquisa acadêmica para retratar as atividades dos analistas quantitativos, que desenvolvem modelos matemáticos e estatísticos para hedge funds. Questiona estratégias financeiras de analistas e gestores de fundos”. 

Indicação da professora Kellen Fraga. 

 

  • 2020_05_15-para_assistir_negocios_metodoO que você faria? (2005), de Marcelo Piñeyro 

“O filme aborda o processo de seleção para a escolha de um novo membro para a equipe. Executivos disputam uma única vaga em uma empresa e, neste processo, os candidatos são submetidos a uma seleção diferente, chamada de Método Grönhom. Nesse processo, o grupo é deixado a sós em uma sala, sendo promovidos vários testes, via computador, que têm por objetivo analisar a interação entre eles. 

Indicação do professor Vicente Zanella. 

 

  • 2020_05_15-para_assistir_negocios_moneyballMoneyball – O Homem que mudou o jogo (2011), de Bennett Miller 

“Baseado em uma história real ocorrida durante a Major League Baseball de 2002. O mundo dos esportes leva à loucura milhares de fãs que acompanham de perto cada partida, aflitos com as possibilidades criadas pelo acaso. Mas um homem se recusou a aceitar a suposta aleatoriedade de uma das maiores paixões dos americanos: o beisebol. Como gerente geral de um dos times de menor orçamento da grande liga, Billy Beane impôs uma gestão mais racional, uma nova perspectiva sobre o beisebol, e usou um alto conhecimento em matemática para determinar o modo de jogar e selecionar os atletas contratados pela equipe. Moneyball é a saga em busca do segredo do sucesso do Oakland Athletics sob seu comando. Esse filme é uma excelente aula de gestão! 

Indicação da professora Frederick Mette. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias