23/01/2020 - 11h52

Missão pelo PUCRS-PrInt aproxima pesquisas da University of Pretoria e PUCRS

Silvia Dias de Oliveira analisou resultados de estudos em parceria com pesquisadores sul-africanos

2020_01_22_silvia_dias_print

Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Silvia Dias de Oliveira esteve em missão na University of Pretoria, na África do Sul, pelo PUCRS-PrInt. Com uma consolidada parceria desde 2014, a missão possibilitou a discussão dos resultados obtidos na pesquisa do acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Rodney Owuso-darko, orientado por Silvia e pela pesquisadora sul-africana Elna Buys, além do alinhamento de novos projetos em cooperação.

A partir da missão, um convênio de cooperação entre as instituições deve ser firmado em breve, assim como a submissão de novos projetos em colaboração para agências de fomento brasileiras e sul-africanas. “A visita à instituição foi de suma importância para a continuidade e expansão da colaboração com a University of Pretoria, tendo sido concluída a submissão de mais um artigo científico, redação de outro e estruturação de um artigo de revisão. Também discutimos oportunidades de mobilidade para nossos doutorandos”, conta Silvia.

PUCRS e University of Pretoria

A parceria entre a PUCRS e instituição sul-africana já existe desde 2014, quando a professora da PUCRS integrou o projeto Validating procedures for the measurement of heat resistant spoilage and pathogenic bacteria in milk, to provide a scientific and technical basis for future developments in the management of food safety in South Africa, India and Brazil, coordenado pela pesquisadora sul-africana Elna Maria Buys em parceria com a pesquisadora indiana Sunita Grove.

Em janeiro de 2015, na África do Sul, foi realizado o primeiro workshop previsto no projeto com a presença dos pesquisadores indianos, africanos e os pesquisadores brasileiros da PUCRS Sílvia Dias e Carlos Alexandre Sanchez Ferreira. Em janeiro de 2016, os pesquisadores africanos visitaram o Laboratório de Imunologia e Microbiologia da PUCRS durante três dias. A tese de doutorado do acadêmico Rodney Owuso-darko, intitulada Molecular characterization of Bacillus sporothermodurans in Ultra High Temperature (UHT) milk, defendida em maio de 2019, fez parte deste projeto. No ano de 2019, foi publicado o primeiro artigo científico em parceria com o grupo sul-africano.

No âmbito do PUCRS-PrInt, Silvia integra o projeto de cooperação Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta, coordenado pela professora Tatiana Irigaray e vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.