29/01/2020 - 09h01

Docente da Escola de Humanidades atua como professora visitante em Paris

Teresa Marques foi convidada pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

2020_01_29_teresa_marques_paris_sorbonne

Teresa (em pé, à dir) com pesquisadores da universidade francesa / Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola de Humanidades Teresa Marques atuou como professora visitante no Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CESSP) na Université Paris 1 Panthéon Sorbonne. A docente participou de atividades gerais do centro a convite da professora Isabelle Sommier.

Durante o período no exterior, Teresa proferiu a conferência L’arrivée de la droite au pouvoir et l’activisme transnational pour la démocratie au Brésil, onde abordou coletivos sociais que buscam sensibilizar a opinião pública internacional em favor da democracia brasileira e que são atuantes no exterior, principalmente na França, na Argentina e nos Estados Unidos. O evento foi direcionado para professores e doutorandos do CESSP.

2020_01_29_teresa_marques_paris_sorbonne2

Foto: Arquivo pessoal

“O período em Paris também possibilitou a realização de parte da minha pesquisa de campo, prevista para o projeto de pesquisa Padrões de ativismo migrante em tempos de ascensão da direita”, conta a professora. No projeto coordenado por ela, Teresa busca analisar o engajamento político de migrantes (econômicos, acadêmicos ou refugiados) e ativistas transnacionais na atualidade.

Teresa, que realizou parte do doutorado na França, colabora com a pesquisadora Isabelle Sommier a partir do interesse mútuo no tema da Teoria do Confronto Político. “Com o objetivo de aprofundar o diálogo e discutir possibilidades de futuras parcerias, a professora Isabelle efetivou o convite”, conta a docente. Em fevereiro, Teresa também ministrará uma conferência na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica.