27/03/2020 - 16h58

Nota à comunidade universitária sobre a redução de bolsas Capes

Como consequência das Portarias CAPES nº 18, de 20 de fevereiro de 2020, Portaria CAPES nº 21, de 26 de fevereiro de 2020 e, mais recentemente, da Portaria CAPES nº 34, de 09 de março de 2020, a PUCRS sofreu expressiva redução no quantitativo de bolsas disponíveis aos Programas de Pós-Graduação apoiados pelos Programas PROSUC e pelo PROEX. Caso não ocorra reversão do cenário atual, perderemos 24% das bolsas CAPES, com substancial impacto na nossa capacidade de apoiar alunos ingressantes em 2020/1.

Estamos atentos e preocupados com essa situação e articulados com diferentes instâncias de representação na comunidade científica nacional, visto que tais impactos, decorrentes de modificações no modelo de alocação de bolsas, afetaram grande número de IES com Programas de Pós-Graduação. Ainda, já nos manifestamos junto à CAPES, sobre o impacto na PUCRS, bem como apresentamos sugestões de alteração no modelo, baseadas fortemente em mérito acadêmico.

A PUCRS possui, atualmente, 24 Programas de Pós-Graduação e atua, desde 1970, na busca pela excelência na formação de mestres e doutores no País. Entre os nossos programas, 11 (45,8%) são apoiados pelo PROEX, tendo em vista seu reconhecimento como programas de excelência nas suas respectivas áreas. Possuímos o melhor parque tecnológico do País, excepcional infraestrutura de pesquisa e somos uma das IES apoiadas no âmbito do Edital CAPES-PrInt. Ao longo dos últimos cinco ciclos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES, obtivemos um aumento de 26,4% na média das notas dos nossos programas. Na Avaliação Quadrienal 2017, a PUCRS destacou-se pelo mais elevado conceito médio (5,36) para IES com 10 ou mais Programas de Pós-Graduação, entre todas as IES públicas, privadas e comunitárias no País. Esta condição obtida pela PUCRS só foi viabilizada pelo investimento institucional em inovação, pesquisa e pós-graduação, não apenas por parte da Universidade, mas também pelo apoio da CAPES, através de programas como o PROEX e o PROSUC.

A PUCRS tem feito esforços institucionais significativos para garantir a excelência de nossa Pós-Graduação, incluindo: (1) reedição do Programa Integrado de Ensino de Graduação – Pós-Graduação (Programa G-PG); (2) lançamento do Crédito Educativo para a Pós-Graduação Stricto Sensu; (3) lançamento do Programa de Apoio a Projetos Estratégicos; (4) disponibilização de disciplinas compartilhadas entre os PPGS, entre outras iniciativas. Recentemente, criamos o Programa Institucional para Incentivo à Pós-Graduação Stricto Sensu (PRO-Stricto), que visa apoiar os PPGs na formação de recursos humanos de alto nível através da concessão de bolsas de estudos parciais nos níveis de Mestrado e Doutorado. Frente à situação de redução imediata de bolsas, que se materializou somente em 20 de março de 2020 por conta da abertura do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) da CAPES, flexibilizamos o prazo limite para o cancelamento de matrículas daqueles alunos ingressantes que não foram contemplados com bolsas.

Manifestamos, em nome da PUCRS, profundo agradecimento aos nossos alunos, técnicos-administrativos, docentes e coordenadores de PPG pela compreensão e cooperação neste momento adverso. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ), sensível ao impacto do cenário atual nos Programas e, mais diretamente, no planejamento acadêmico dos alunos ingressantes em nossos cursos de Mestrado e Doutorado, reafirma seu compromisso em seguir buscando solução junto à CAPES, bem como em manter os esforços pela manutenção da excelência em nossos Programas de Pós-Graduação.