25/04/2019 - 17h04

Prêmio Açorianos de Literatura reconhece alunos, docentes e alumni PUCRS

Entrega ocorreu no dia 23 de abril, no Teatro Renascença e contemplou oito categorias

Prêmio Açorianos, Escola de Humanidades, Escola de Comunicação

A celebração ocorreu no Teatro Renascença e homenageou 14 escritores. Foto: Luciano Lanes/PMPA

As obras literárias de maior destaque em 2018 foram reconhecidas pelo 25º Prêmio Açorianos de Literatura, no dia 23 de abril. A premiação contemplou oito categorias, todas conquistadas por alunos, alumni (diplomados) e docentes da PUCRS. A celebração aconteceu no Teatro Renascença e teve José Francisco Botelho como grande nome da noite, levando os troféus de Livro do Ano e de Conto com Cavalos de Cronos. Promovida pela Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura, a cerimônia valoriza títulos e autores da capital gaúcha.

Os segmentos premiados foram Infantil; Infanto-Juvenil; Crônica; Conto; Narrativa Longa; Especial; Poesia e Ensaio de Literatura e Humanidades, além do disputado Livro do Ano. Desses, seis foram entregues a alumni PUCRS, dois a professores, e um a estudante. De acordo com o coordenador do curso de Escrita Criativa da Escola de Humanidades, Bernardo Bueno, o resultado dessa edição evidencia a qualidade do conteúdo oferecido na instituição. “É uma prova de que cursos como os nossos, de graduação, pós-graduação e extensão, são casa de alunos e escritores talentosos. Isso consolida o impacto das aulas de Escrita Criativa no Brasil e o trabalho de sucesso da Oficina Literária, do professor Luiz Antonio de Assis Brasil.”

Para Bueno, o segredo está no ambiente ofertado pela Universidade, que proporciona troca de conhecimentos e experiência, permitindo viver e compartilhar a literatura com quem também ama esse mundo. “Minha aposta é de que os cursos de Escrita Criativa vão continuar mudando o cenário da literatura brasileira”, afirma.

Conheça os vencedores de cada categoria:

Infantil
Agora pode chover – Celso Sisto (mestre em Letras pela PUCRS)

Infanto-Juvenil
Horas Mortas – Antonio Schimenek (aluno da Oficina Literária da PUCRS)

Crônica
Caixa de guardar vontades – Emir Rossoni (mestre em Letras pela PUCRS)

Conto
Cavalos de Cronos – José Francisco Botelho (egresso da Oficina de Escrita Criativa da PUCRS)

Narrativa longa
De espaços abandonados – Luísa Geisler (egressa da Oficina de Escrita Criativa da PUCRS)

Especial