26/07/2018 - 15h44

Alunos das Engenharias se preparam para estudos na França

Oito estudantes terão experiência de um ano no exterior pelo Programa Brafitec

Samuel Badin, Augusto Dias Gonçalves,Vanessa Dotti, Arthur Bortolotto Rizzo,Matheus Chiaradia Wenzel,Priscila Zampieri Trentin, Gelmar Luiz da Costa,Lucas Tauber Zini,Programa Brafitec

Foto: Mariana Haupenthal

Oito alunos da Escola Politécnica se preparam para embarcar para a França pelo Programa Brafitec, projeto de mobilidade acadêmica entre as áreas tecnológicas do Brasil e da França. A ação bilateral é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Brasil, e pela Conférence des Directeurs des Ecoles Françaises d’Ingénieurs (CDEFI), no lado francês. Os selecionados de 2018 estudarão em quatro instituições francesas, onde além das disciplinas regulares, participarão de projetos de pesquisa simultâneos. Com o objetivo de aproximar teoria e prática, os alunos devem permanecer no exterior entre agosto de 2018 e setembro de 2019.

Expectativa pré-viagem

Os alunos confirmam o entusiasmo com a oportunidade. Samuel Badin, que estudará na École Nationale D’Ingénieurs de Brest (ENIB) e participará do projeto Novo Engenheiro – Novo Futuro, afirma que espera poder conhecer pessoas de diferentes culturas e aprimorar o idioma. Além disso, para o estudante de Engenharia de Controle e Automação a experiência alavancará seu currículo.

Os futuros engenheiros civis Augusto Dias Gonçalves e Vanessa Dotti participarão do mesmo projeto, mas estarão na École Nationale d’Ingénieurs de Saint-Étienne (ENISE). “Acredito que esse período na França oferecerá uma chance única de estudo, pesquisa e trabalho no exterior”, comenta Gonçalves, que planeja ficar dois anos na França para conseguir a dupla diplomação.

Arthur Bortolotto Rizzo, Matheus Chiaradia Wenzel e Priscila Zampieri Trentin, da Engenharia Civil, seguem para Hautes Études d’Ingénieur (HEI), uma escola particular de engenharia membro da Université Catholique de Lille. Os estudantes farão parte do projeto Smart Cities: A Engenharia e as Cidades inteligentes para o Desenvolvimento Sustentável e a Urbanização do Futuro e esperam poder adquirir conhecimentos que ainda são novos no Brasil. “Acredito que toda esta experiência virá acompanhada de um grande crescimento pessoal, um intercâmbio de culturas e a possibilidade de ter contato com profissionais de várias partes do mundo”, completa Priscila.

Networking e especialização

Os participantes do FORCINT: Projeto de Formação para a Concepção de Sistemas Inteligentes, Gelmar Luiz da Costa e Lucas Tauber Zini, alunos do curso de Engenharia de Computação, embarcam para a Université de Montpellier. Entre suas expectativas, destacam o networking com profissionais da área que deseja trabalhar. Zini ressalta, ainda, que o enfoque do curso na França poderá auxiliá-lo na decisão sobre qual área se especializará.

Para o professor da Escola Politécnica, Eduardo Giugliani, essa é uma oportunidade de formação integral, com visão global e abrangente, oferecendo inúmeras novas possibilidades de colocação no mercado de trabalho. “Acompanhando estes alunos, desde o processo de seleção, durante o período de intercâmbio e, principalmente, após seu retorno, é altamente significativa a importância desta experiência na sua formação profissional e pessoal”, completa o docente.

Até o momento, a PUCRS já enviou mais de 130 estudantes em todas edições do programa, sendo uma das Universidades pioneiras no Brasil. Da mesma forma, soma aproximadamente 25 alunos franceses que foram recebidos em Porto Alegre dentro do mesmo guarda-chuva do Programa Brafitec.