Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Organização das cerimônias

Obs.: Todos os documentos e formulários aqui mencionados encontram-se disponíveis na página Documentos.

A cerimônia de colação de grau é ato formal e público da Universidade. Esta página apresenta, passo a passo, todas as etapas para sua realização.

 

Documentação para a Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA)

  • Solicitar o Requerimento de Formatura via portal do aluno ou na Central de Atendimento ao Aluno – Living 360° (prédio 15), telefone: (51) 3320-3500, ramal 4383. Os prazos de entrega variam de acordo com o semestre;
  • Verificar, junto à secretaria da Escola, o deferimento ou indeferimento do requerimento de formatura;
  • Verificar, três dias antes da cerimônia, se o nome do formando consta no Termo de Conclusão do Curso, a fim de evitar transtornos de última hora;
  • Comparecer imediatamente à Coordenadoria de Registro Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno, no caso de omissão ou incorreção do nome;
  • Os formandos têm data limite para solicitar o Requerimento de Formatura. Após este período somente poderão participar de colação de grau em gabinete, que ocorrerá depois do período das cerimônias em palco.

 

Solicitação para realização de fotografias e/ou reuniões no campus universitário

As turmas que tiverem interesse em produzir fotografias no Campus deverão preencher o formulário para reserva de espaço físico e enviar para o e-mail formaturas@pucrs.br. Também é possível entregar presencialmente no Cepuc – sala 307 do prédio 41. O prazo para retorno é de cinco dias úteis.

Dados para elaboração do convite de formatura

No convite devem constar os seguintes dados:

  • A identificação Marista e da Universidade na capa. Os logos devem ser fornecidos pela Secretaria, exclusivamente;
  • Lista de autoridades acadêmicas (não deve constar titulação).

 

Autoridades Acadêmicas

  • Reitor;
  • Vice-Reitor;
  • Pró-Reitor Acadêmico;
  • Decano;
  • Decano Associado;
  • Homenageado (professor e técnico administrativo);
  • Nomes de todos os alunos que participarão da cerimônia;
  • A data, horário e local da celebração eucarística e cerimônia de colação de grau;
  • O texto do juramento, que deverá ser solicitado à Unidade Acadêmica;
  • Os convites devem ser encaminhados para revisão através do e-mail formaturas@pucrs.br ou entregues no Cepuc (sala 307 do prévio 41) antes da impressão final.

 

Documentação para entregar à área de Eventos Institucionais do Cepuc (sala 307 do prédio 41)

O prazo de entrega varia de acordo com o semestre.

  1. Apresentar documentação para a cerimônia de colação de grau preenchida e assinada pelo Decano;
  2. Comprovar o pagamento do Ecad* – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (deve ser o comprovante original);
  3. Entregar cópia de contrato com a produtora;
  4. Lista de entrada dos formandos, podendo ser por afinidade ou em ordem alfabética;
  5. CD com as músicas que serão reproduzidas na Cerimônia.
* O ECAD é administrado por associações de músicos para realizar a arrecadação e a distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras. Atualmente, os direitos autorais e o ECAD são regidos pela Lei Federal 9.610, promulgada em 19 de fevereiro de 1998, que veio reafirmar e ampliar os direitos de criação e execução pública de todos os titulares de música. Contato: Rua dos Andradas 1560 – Conjunto 1514, Fone: (51) 3228-2591, ecadrs@ecad.org.br – Porto Alegre.

Paraninfo e homenageados

Cada curso deverá escolher, do quadro de professores e técnicos administrativos da Universidade:

  • Um paraninfo;
  • Um paraninfo espiritual;
  • Um professor homenageado;
  • Um funcionário homenageado.

A comissão de Formatura deverá oficiar, através de carta ao Decano, a indicação dos nomes do paraninfo, paraninfo espiritual, professor e funcionário homenageado, orador e juramentista. Também deverá encaminhar aos paraninfos e aos homenageados Carta-convite para a solenidade.

Troféu São Marcelino Champagnat

Os formandos elegerão por voto secreto, no ensaio, o colega que considerarem ser o mais amigo e solidário para receber o Troféu São Marcelino Champagnat. A divulgação do nome do indicado será feita durante a Cerimônia de Colação de Grau.

 

Roteiro do Cerimonial e Protocolo

No dia do ensaio o roteiro produzido pela Escola será apresentado aos alunos  e entregue à produtora.

 

Ensaio de formatura

O horário para ensaio da cerimônia será agendado no momento da entrega da documentação pela comissão de formatura ao Cepuc (sala 307 do prédio 41).

Contratação de empresas de organização de eventos

A PUCRS não se responsabiliza pelos serviços prestados por empresas contratadas. Essas só poderão atuar no evento após cadastro efetivado e aprovado junto à PUCRS. A empresa, se contratada, deverá:

  1. Participar do ensaio, devendo tal compromisso estar explícito no contrato, e disponibilizar os recursos a serem utilizados no mesmo.
  2. Participar de reuniões agendadas pela área de Eventos Institucionais do Cepuc para receber as orientações da Universidade sobre as atividades e responsabilidades durante a cerimônia de colação de grau.

Lista das Produtoras Cadastradas

Ensaio

O ensaio de formatura é de responsabilidade e coordenação da área de Eventos Institucionais do Cepuc, e deve contar com a presença de:

  • Representante da Escola;
  • Secretário da Unidade Acadêmica;
  • Representante do espaço físico;
  • Formandos;
  • Produtora, para revisar as músicas e entregar os canudos.

 

Cerimônia religiosa

É de responsabilidade e organização do Centro de Pastoral e Solidariedade. Conta com a participação do Paraninfo Espiritual e dos formandos. A área de Eventos Institucionais é responsável pela divulgação da data/hora da Missa às comissões de formatura.

 

Cerimônia de Colação de Grau

É de responsabilidade da área de Eventos Institucionais do Cepuc:

  • Atendimento de palco durante a cerimônia;
  • Recepção ao público;
  • Cenário;
  • Troféu São Marcelino Champagnat;
  • Juramento;
  • Bíblia para o momento do juramento;
  • Layout do palco, organização e posição de mesa e cadeiras dos formandos;
  • Ordem de colocação dos alunos;
  • Climatização.

 

É de responsabilidade das Unidades Acadêmicas:

  • Termo de Colação de Grau;
  • Presidência da solenidade;
  • Elaboração e entrega do cerimonial, no prazo estipulado.

 

Produtoras

Caso houver contrato com alguma empresa terceirizada, esta é responsável por disponibilizar:

  • Águas e copos para a mesa diretiva;
  • Canudos para os diplomas (não apresentando marca de empresas/instituições) e respeitando cores determinadas pela Universidade;
  • Hino Nacional, Hino do Rio Grande do Sul e músicas escolhidas pelos formandos;
  • Fotos;
  • Sonorização;
  • Iluminação;
  • Projeção;
  • Filmagem;
  • Profissionais vestidos adequadamente para uma cerimônia solene;
  • Microfone especial com pedestal e dois headsets para o Reitor e Decano.
  • Os camarins dos formandos serão abertos 2 horas antes do início da cerimônia, salvo em turmas com mais de 60 alunos (3 horas);
  • A produtora deverá estar presente em todo o ensaio da formatura e, ao final, revisar as músicas dos formandos e homenagem aos pais;
  • O horário de montagem será estabelecido conforme orientações do Centro de Eventos;
  • O coquetel somente poderá ser servido em sala determinada pela equipe de eventos;
  • Os equipamentos devem seguir o padrão estipulado pelo Centro de Eventos da PUCRS (montagem no horário estipulado e desmontagem somente após o término da segunda cerimônia, quando houver);
  • É vetada a propaganda em peças e espaço físico utilizados no evento;
  • É permitida a projeção de dois vídeos: um antes do início da cerimônia (com agradecimentos gravados anteriormente) e outro durante a homenagem aos pais;
  • Os veículos das produtoras devem utilizar os estacionamentos terceirizados;
  • Os formandos que não contrataram todo o pacote da produtora devem receber o mesmo tratamento dispensado aos demais durante a cerimônia de colação de grau;
  • A Universidade poderá exigir o recadastramento de todas as empresas.