Linhas e estruturas de pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Cognição Humana
Nome Descrição
Processos Cognitivos Básicos e Aplicados Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo básico e aplicado da cognição humana. A principal teoria de apoio é a Psicologia Cognitiva amparada pelos pressupostos do método experimental.
Psicobiologia, Neuropsicologia e Comportamento Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo da relação entre mecanismos psicobiológicos e neurocognitivos relacionados ao comportamento.
Psicologia Clínica
Nome Descrição
Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica A linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica reúne seis grupos de pesquisadores que investigam, ao longo do ciclo vital, processos de avaliação e tratamento psicológico, através de teorização psicanalítica e cognitivo-comportamental, utilizando-se de delineamentos quantitativos, qualitativos e mistos; outra área de interesse é a construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológico.
Psicologia Social
Nome Descrição
Processos Psicossociais: Identidades, práticas e contextos Os grupos de pesquisa desta linha têm por objetivos produzir pesquisas voltadas ao estudo de processos psicossociais, em uma perspectiva sócio-histórica. Para tanto, trabalham com temáticas relativas a marcadores identitários contemporâneos que articulam relações entre tempo, espaço e imaginário. Os focos de interesse estão nas diferentes possibilidades de expressão/significação da cultura na vida cotidiana associados à geração de perspectivas de compreensão e análise.
Psicologia Social da Saúde: sujeito, grupos, instituições Os grupos de pesquisa desta linha de pesquisa têm por objetivos o estudo e pesquisa voltados às dimensões psicossociais da saúde, aos processos e organizações grupais e às relações institucionais entre sujeitos, grupos e instituições visando compreender os processos de saúde/adoecimento em diferentes contextos sociais. As abordagens teórico-metodológicas baseiam-se em Psicologia Social Cognitiva, Epidemiologia Social e Sistêmicas Complexas, articuladas às diferentes perspectivas teóricas da Psicologia e outros campos de conhecimento.

ESTRUTURAS DE PESQUISA

Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos (LACIAA) ANA MARIA PANDOLFO FEOLI
Laboratório de Intervenções Cognitivas (LABICO) MARGARETH DA SILVA OLIVEIRA
Laboratório de Pesquisa em Neuroimagem AUGUSTO BUCHWEITZ
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) CHRISTIAN HAAG KRISTENSEN
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Não existe conteúdo cadastrado