Apresentação

O processo de planejamento conduziu à definição dos objetivos gerais do Programa, que podem ser elencados da seguinte forma: (a) formar pesquisadores-docentes e profissionais altamente qualificados; (b) produzir conhecimento relevante e inovador na área; (c) contribuir para o desenvolvimento regional. A proposta do curso de Mestrado é desenvolver habilidades e competências teóricas e metodológicas para a investigação, a docência e a prática na área de estudos escolhida, bem como estimular a integridade e ética na produção e divulgação do conhecimento. O curso de Doutorado objetiva o aprofundamento teórico de uma área de investigação, bem como o domínio metodológico para a realização de uma pesquisa inovadora, que apresente visibilidade e potencial de interdisciplinaridade. O curso de Doutorado objetiva a formação de um pesquisador-docente com condições para estabelecer, de forma independente, um programa de investigação e a organização de conteúdos didáticos na área. Em suma, objetiva-se a formação de profissionais qualificados, voltados para pesquisa, ensino e intervenções, com potencial de inserção internacional e atuação em contextos interdisciplinares.

Facebook: https://www.facebook.com/saudevidapucrs/

Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/493587218107694/

Instagram: instagram.com/saudevidapucrs/

Fundado em 1987, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em três áreas de concentração: Psicologia Clínica, Cognição Humana e Psicologia Social. O programa é avaliado com nota 6 na CAPES e é apoiado pelo Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da CAPES.

A estrutura curricular nos cursos de Mestrado e Doutorado é apoiada em disciplinas e atividades distribuídas em quatro eixos: (a) formação metodológica, (b) formação para a atividade de docência, (c) formação para a atividade de pesquisa e (d) formação na área de concentração. Entre as atividades, destacam-se reuniões individuais com o orientador, encontros científicos do PPGP, estágio de docência, seminário interno de pré-qualificação, exame de qualificação, publicação científica, e atividades de inserção social e extensão. O conjunto de disciplinas e atividades objetiva formar docentes e pesquisadores que exercerão liderança na psicologia científica. Para tanto, o PPGP dispõe de recursos tecnológicos avançados para ensino e pesquisa.

O PPGP é referência nacional e internacional em suas áreas de concentração. Desde o ingresso, o estudante é orientado individualmente por um professor orientador. A colaboração com outros professores/pesquisadores no programa ou mesmo docentes externos é muito comum; os estudantes são encorajados para abordar os temas de investigação desde uma perspectiva interdisciplinar. O PPGP mantém convênios e parcerias com outros programas internacionais de excelência em Psicologia e áreas afins.

Conceito Capes: 6
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses