Apresentação

O Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica (MPBF) tem como objetivo formar recursos humanos qualificados para atuar nas áreas farmacêutica e biotecnológica. O egresso deverá ser capaz de dominar metodologias que envolvem a identificação, caracterização e validação de alvos macromoleculares para o desenvolvimento de fármacos e testes diagnósticos in vitro e in vivo.

Além disso, os alunos são estimulados a desenvolverem mecanismos de articulação entre diferentes instituições de pesquisa e entre as instituições e o setor produtivo visando o desenvolvimento de produtos e processos de importância no contexto socioeconômico nacional.

O Brasil é hoje altamente dependente da importação de matérias primas para a produção de fármacos, biofármacos e sistemas com fins de diagnóstico laboratorial. Tal fato gera um déficit significativo na balança comercial da área de saúde tornando o desenvolvimento desse setor estratégico para o país.

Para tanto, a existência de profissionais qualificados e capacitados, aptos para desenvolver processos inovadores e estreitar a relação com o setor produtivo é fundamental para este desenvolvimento e poderá contribuir para o fortalecimento deste setor. É nesse cenário de desafios/oportunidades que se insere o Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica da PUCRS, permitindo a capacitação e qualificação de profissionais para atuar no desenvolvimento de produtos e processos de alto valor agregado para o setor farmacêutico e de diagnóstico.

Conceito Capes: 5
Mestrado Profissional: 24 créditos
Mestrado Profissional: 24 meses