Cinema, Ciência e Tecnologia – Os 40 anos de Alien, O Oitavo Passageiro

Evento gratuito e aberto ao público está com inscrições abertas

16/10/2019 - 13h25

evento_tecna_alienO Laboratório de Pesquisas Audiovisuais – LaPav (Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – PPGCom / Centro Tecnológico Audiovisual do RS – Tecna) promove o segundo evento da série Encontros Cinema, Ciência e Tecnologia. A iniciativa conta com palestras e debates sobre temas relacionados ao cinema e suas intersecções com diferentes áreas do conhecimento, reunindo pesquisadores, profissionais e o público interessado. O tema da próxima edição será Tensões, Revelações e Novas Descobertas em Alien: O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott (1979). A atividade ocorre no dia 22 de outubro, às 15h, no auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos , no prédio 7 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS), com entrada gratuita e inscrições neste link.

Após a sua primeira edição, em maio, no Estúdio A do Tecna, no Tecnopuc Viamão, tratando do clássico de ficção científica 2001, uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968), o evento está ampliando a proposta do diálogo científico através do cinema com a escolha de Alien, decorridos 40 anos de seu lançamento. Nesta edição, o filme será apresentado pela mestranda do PPGCOM Carina Schröder, com base na sua pesquisa sobre o protagonismo feminino no cinema de ficção científica, a partir da personagem Ellen Ripley e seus desdobramentos. O professor Roberto Tietzmann, do PPGCom PUCRS, fará uma abordagem sobre a tecnologia do filme, como suporte da narrativa, incluindo efeitos, montagem e cenários. Da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, foram convidados os professores Carlos Alexandre Sanchez Ferreira e Walter Filgueira de Azevedo Junior, ambos do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, para considerações sobre os aspectos relacionados à biologia e à física que estão na essência do roteiro de Alien, já que os personagens participam de uma expedição científica no espaço exterior. A mediação será do professor João Guilherme Barone, do PPGCom e coordenador do LaPav.

Sobre o filme
Após a sua estreia, em 1979, Alien: O Oitavo Passageiro foi considerado um novo clássico do sci-fi (ficção científica), seguindo o caminho aberto por Stanley Kubrick e Arthur Clarke, em 2001, uma odisseia no espaço, combinando o rigor cientifico com a alta tecnologia para contar uma história. Ridley Scott soube combinar as influências estéticas de 2001, especialmente quanto aos ambientes tecnológicos espaciais, com as referências dos quadrinhos da Metal Hurlant e da literatura tradicional de ficção científica e horror. Alien conta a história da tripulação do rebocador Nostromo que durante a sua jornada no espaço encontra um sinal estranho vindo de uma lua. O sinal alienígena obriga a nave a interromper o curso de volta à Terra para investigar a situação. A trama se desenvolve quando um dos tripulantes traz de volta consigo uma criatura alienígena que espalhará o terror entre os membros da espaçonave. O filme também merece destaque por ser a estreia de Sigourney Weaver como protagonista no cinema, papel que a consagrou como ícone em Hollywood e “rainha do sci-fi”. Um clássico instantâneo, considerado um dos 10 filmes mais importantes do gênero pelo American Film Institute, Alien expandiu seu universo para uma franquia que gerou oito filmes, além quadrinhos, video games e brinquedos. Foi também o filme que inaugurou a era da presença feminina entre protagonistas no cinema de sci-fi.

Informações do evento

22/10/2019
Local
Auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos , no prédio 7 do Campus (Av. Ipiranga, 6681)