Monitoria

Programa-de-Monitoria-PUCRS_Banners-Web_Escolas

O Programa de Monitorias PUCRS tem a finalidade de envolver estudantes de graduação nas atividades de ensino, desenvolvendo atividades de apoio à aprendizagem de outros estudantes auxiliando, com o apoio de um professor responsável, no aprendizado de conteúdos das disciplinas dos cursos de graduação da Universidade.

No Novo Programa de Monitorias temos Monitoria em Sala de Aula (em algumas disciplinas práticas) e Monitoria Extraclasse (para as disciplinas que os alunos têm mais dificuldade).

Os Monitores podem ser Voluntários ou receber Bolsa de Monitoria, e as vagas em cada modalidade nas disciplinas da escola serão divulgadas aqui nesta página através de Edital. Mais informações de como funciona a monitoria e valores das bolsas podem ser consultadas na página de apoio do Programa de Monitorias.

A monitoria faz parte da sua formação acadêmica e ajuda no desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional formado, por isso você recebe ao fim um comprovante das atividades e horas complementares.

MONITORIAS DA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE 2019/2

Orientações:

  • Será realizado um processo seletivo entre os candidatos e a divulgação deste processo será feita através do edital publicado nesta página ao final da seleção.

Acesse o Guia do novo Programa de Monitorias PUCRS

Acesse o Edital de seleção das Monitorias 2019/2

Inscrições abertas do dia 15/08 a 28/08

Disciplinas com vagas 2019/2

Acesse as Disciplinas que terão Monitoria oferecida em 2019/2

Lis​ta das restrições e acumulo de atividades:

  • Alunos funcionários da PUCRS ou com vínculo de estágio na PUCRS: não podem ser monitor nem voluntário e nem com bolsa.
  • Alunos bolsistas de IC: não podem ter outras bolsas, nem bolsa de monitoria, mas podem se candidatar a monitorias voluntárias(limitado à 20h no total) desde que o orientador do IC esteja de acordo e não prejudique as atividades.
  • Alunos com bolsa PET: Mesmo critério do IC, outras bolsas são proibidas pelo regulamento do PET.
  • Alunos estagiários(remunerado ou não) fora da PUCRS: Podem ter Bolsa de Monitoria desde que tenham horas disponíveis.
  • Alunos com bolsa de monitoria no Lapren: podem participar de monitoria voluntária em qualquer outra Escola limitado a 4h de dedicação semanais. 16h lapren+ 4h voluntaria= 20h, máximo de atividade de monitoria permitida na PUCRS.
  • Alunos que possuem vínculo empregatício fora da PUCRS: não podem ter bolsa de IC e nem de PET, mas podem ter bolsa de monitoria e também podem ser monitores voluntários, desde que tenham horas disponíveis.