Histórico

O SAPP (Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia) foi criado em 1974 por um grupo de alunos vinculados ao Diretório Acadêmico da FAPSI que, supervisionados pelo coordenador da disciplina de Psicologia Clínica, passaram a atender pessoas encaminhadas pelo SAJUG (Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Faculdade de Direito/PUCRS) para acompanhamento e avaliação psicológica.

Em 1975, realizou-se o primeiro estágio curricular no SAPP que se vinculou à Faculdade de Psicologia da PUCRS e, em 1979, iniciou-se a prática do Programa de Pós-Graduação. No período entre 1982 e 1986, o Serviço passou por um processo de redimensionamento, integrando à Psicoterapia de Orientação Psicanalítica já existente, a Psicoterapia Centrada na Pessoa e a avaliação do Sistema Familiar. Nesta época, também, foram implantadas atividades clínicas no Campus Aproximado da PUCRS – Vila Nossa Senhora de Fátima.

Outra expansão do SAPP (1994-2004) ocorreu com a inclusão das Práticas Disciplinares de Psicopatologia e Psicodiagnóstico; com a implantação de programas de atendimento para pessoas com situação de adoção e quadros psicossomáticos; com a viabilização de novos projetos de intervenção na comunidade como: trabalho com idosos institucionalizados, com crianças de uma creche, com meninos de rua e psicoterapia a crianças albergadas. Ao longo destes anos, foram realizados quatro Simpósios e três Jornadas Internas. Em 2005, iniciou-se o delineamento do projeto de inovação do Serviço, com a implantação do Programa SAPP/SAJUG, a integração da linha Cognitivo-Comportamental ao estágio em Psicologia Clínica e o incremento da integração entre a prática clínica e a pesquisa.

Em 2009, em comemoração aos 35 anos do SAPP, publicou-se o livro “Fazer Psicologia: uma experiência em clínica-escola”, organizado pela Profª Mônica Medeiros Kother Macedo. Este trabalho propôs registrar e compartilhar a diversidade das atividades e experiências vivenciadas no contexto da clínica-escola em uma Universidade. A equipe, constituída pelos estagiários e professores supervisores, vem trabalhando através de um constante processo de atualização e ampliação, buscando qualificar o fazer psicológico, construindo conhecimento e consolidando o papel do Psicólogo junto à comunidade.

Nos anos de 2010 a 2012 (primeiro semestre), o SAPP teve a inserção da psicoterapia familiar/sistêmica e da avaliação neuropsicológica. Mais recentemente, a partir do segundo semestre do ano de 2012, o SAPP passa por um período de ampliação, acompanhando a evolução histórica da própria Psicologia e a abertura do campo de atuação do psicólogo. Esta ampliação, que também leva em conta os conceitos de inovação e integração de rede de serviços, incluiu a implantação de diferentes núcleos/campos da Psicologia dentro do SAPP: Núcleo de Psicologia Clínica, Núcleo de Psicologia do Trabalho, Núcleo de Psicologia Social Comunitária e Núcleo de Psicologia Educacional e do Desenvolvimento. Essa abertura para outras áreas da Psicologia possibilita a abertura do campo de estágio para os alunos da Faculdade (Formação), bem como a prestação de novos serviços à comunidade (Extensão), incluindo sempre em suas abordagens o ensino, a pesquisa e a extensão.
Neste mesmo contexto também se insere o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE), como um serviço parceiro e integrado ao SAPP. O NEPTE configura-se como um núcleo de pesquisa sobre estresse e trauma e oferece atendimento ambulatorial, avaliação clínica e neuropsicológica para pessoas vítimas de trauma.