Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (Sapp)

O Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) é o serviço-escola do Curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, constituindo-se em campo de práticas e estágios dos acadêmicos e respondendo à função extensionista da Universidade. Esse serviço oferece diferentes modalidades de atendimentos e consultorias a pessoas, grupos e instituições à população.

O SAPP alinha-se e responde aos objetivos do Curso de Graduação, oportunizando, também, ações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Como campo de estágios e de pesquisa, o serviço garante experiências de integração entre ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma prática com compromisso social e ético.

O SAPP localiza-se junto ao Curso de Psicologia da Escola da Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, no 2° andar do prédio 11, sala 209.

Mapa do Campus

Marcação para acolhimento – atendimento gratuito e somente para moradoras e moradores de Porto Alegre/RS.

O processo inicial de acolhimento inclui entrevista em horário previamente agendado. A participação nesse processo não garante a continuidade de tratamento psicoterapêutico ou em outras modalidades no serviço. A indicação de atendimento para cada usuária ou usuário será avaliada ao longo das entrevistas de acolhimento.

As vagas de atendimento são oferecidas de acordo com a disponibilidade de atendimento e acolhimento do serviço-escola.

Em virtude da gratuidade dos atendimentos, é realizada, durante o processo de acolhimento, avaliação psicossocial das interessadas e dos interessados.

FORMAS DE INGRESSO:

• Cadastro pelo nosso formulário– das 15h00 às 16h00 ou enquanto durarem as vagas
  • Ligação – 3320-3561 – das 15h00 às 16h00 ou enquanto durarem as vagas

Datas para agendamentos:

15 de março

31 de maio

28 de junho

26 de julho

27 de setembro

25 de outubro

29 de novembro

Horário de funcionamento do serviço:

De segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 22h30min.

Às sextas-feiras, das 8h às 20h.

Situações de urgência e emergência não serão atendidos pelo nosso serviço-escola

Situações de urgência e emergência exigem atenção imediata e apresentam risco de danos graves à saúde ou à própria vida. Casos como estes não podem aguardar e exigem que se recorra aos serviços de Atendimento 24 horas de urgência e emergência em saúde mental.

Abaixo destacamos situações que demandam este cuidado:

1. Ideações suicidas intensas no momento atual, com planejamento ou tentativa prévia;
  2. Crises com sintomas psicóticos (com ou sem alucinações e delírios) e/ou com alterações bruscas do comportamento, em que o sujeito coloque em risco a si mesmo ou a outros;
  3. Crises de ansiedade aguda.
  4. Demais situações que evidenciam risco a vida e integridade própria ou de outros

Em Porto Alegre, indica-se os serviços a seguir:

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) – R. Prof. Manoel Lobato, 151

Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI – R. Três de Abril, 90 – Passo d’Areia