Centro de apoio discente da PUCRS segue com atendimentos online

O Centro integra três núcleos de trabalho com profissionais especializados que apoiam os alunos da Universidade

17/04/2020 - 10h30
Apoio discente

Estudantes que necessitam de apoio podem contar remotamente com a equipe multidisciplinar do Centro. Foto: Kristina Tripkovic | Unsplash

Dificuldades de aprendizagem; atendimento e acompanhamento às pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e com necessidades educacionais específicas; acolhimento aos estudantes que buscam orientações sobre cuidados com a saúde mental e seus impactos no processo de formação pessoal, acadêmica e profissional. Essas são as necessidades psicossociais atendidas pelo Centro de Apoio Discente da PUCRS e que, durante o período de suspensão das aulas presenciais, seguem sendo realizadas de forma remota. 

Sabemos que este é um período delicado, de muitas inseguranças e incertezas, mas nossas equipes estão disponíveis e preparadas para acolher e auxiliar os nossos estudantes para um enfrentamento saudável nesse contexto de isolamento, privação e de situações de estresse que são geradoras de diversos sintomas.”, afirma a coordenadora do Centro e professora do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Vanessa Manfredini

Confira como estão operando os núcleos

Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva 
Os estudantes que necessitam de orientações e acompanhamento podem contatar diretamente a equipe de atendimento educacional especializada e o psicopedagogo do núcleo pelo e-mail [email protected].

Núcleo de Apoio à Aprendizagem 
Foram criadas áreas virtuais no Moodle, onde todos os alunos das monitorias, assim com os próprios monitores, estão inseridos. Cada monitor fará atendimento semanal através de fóruns, encontros na ferramenta Zoom, além de postagens complementes para auxiliar nos estudos. Esse atendimento está sendo feito por professores e bolsistas, inicialmente para alunos matriculados nas disciplinas de Matemática, Estatística, Física, Química, Letras e Desenho. Para mais informações sobre as disciplinas que possuem monitoria online, acesse a página do núcleo ou entre em contato pelo e-mail [email protected] .

Núcleo de Apoio Psicossocial 
O acolhimento aos estudantes que buscam orientações sobre cuidados com a saúde mental e os impactos nos processos de ensino e aprendizagem está sendo feito por profissionais da Psicologia, com apoio de uma equipe multidisciplinar pelo e-mail [email protected] e pelos telefones abaixo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. 
(51) 98300.3778 (Carla Villwock) 
(51) 98334.6418 (Ângela Pratini Seger)

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas