Laboratório da PUCRS avalia influência de calçado infantil na caminhada

Testes com crianças de três a nove anos avaliaram tênis que proporciona experiência de andar descalço

05/02/2020 - 09h58
Laboratório da PUCRS avalia influência de calçado infantil na caminhada - Testes com crianças de três a nove anos avaliaram tênis que proporciona experiência de andar descalço

Foto: Marjorie Bertrand/ Unsplash.com

O crescimento saudável dos filhos é uma das principais preocupações dos pais e das famílias dos pequenos. A pisada influencia, por exemplo, em aspectos envolvendo a postura e o equilíbrio corporal. Testes realizados no Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (Lapafi) da PUCRS analisaram as forças externas agem nos pés de crianças enquanto elas caminham, com o uso técnicas de pesquisa em biomecânica. Meninos e meninas de três a nove anos participaram do estudo que durou dois anos, com o objetivo de entender qual o impacto do uso de sapatos na pisada das crianças. O projeto foi encomendado pela Bibi Calçados.

Os testes realizados medem as forças de reações do solo, analisando as forças externas que agem nos pés durante a caminhada descalça e, posteriormente, com os calçados da Bibi. Esse é um dos vários parâmetros de avaliação existentes, mas foi escolhido de acordo com o objetivo do projeto, que era desenvolver um produto que não interferisse no andar das crianças. Os resultados mostraram que, do ponto de vista biomecânico, os calçados da Bibi não alteram em quase nada o caminhar e, em alguns casos, praticamente não existe interferência.

“Minha sugestão como pai é que outros pais preocupados com o crescimento dos filhos, não só em relação à qualidade dos produtos, se certifiquem e busquem informações validadas cientificamente”, explica Rafael Baptista, professor e coordenador do Lapafi. Ele indica que nesses casos, o pediatra da família ou outros especialistas sejam consultados. “Não podemos simplesmente acreditar em informações de redes sociais” complementa.

O hábito milenar de andar descalço

O uso de calçados pode influenciar a morfologia dos pés, interferindo no tamanho, altura e ângulo do arco, além da flexibilidade, por exemplo. O desenvolvimento dessas características depende de vários fatores, como peso, frequência em que se pratica atividade física, etnia e idade. Isso é o que explica a pesquisa realizada pela Scientific Reports, da Nature, o jornal científico britânico.

Embora estar descalço faça parte da evolução humana há milhões de anos, as vantagens e as desvantagens do uso de calçados para a saúde, principalmente do pé, raramente foram avaliados. Porém, o desenvolvimento motor é cada vez mais discutido na ciência, assim como os efeitos a longo prazo de estar habitualmente sem sapatos.

O Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física

Com plataformas de força, eletromiógrafo, sensor inercial e outros equipamentos, o Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (Lapafi) da PUCRS dá suporte às aulas práticas de diferentes cursos. Pesquisas científicas são realizadas por meio do uso compartilhado dos recursos do espaço, que fica na sala 109 do Parque Esportivo.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas