Nutrição Esportiva: dietas personalizadas são o futuro do esporte

Saiba como atletas maximizam o rendimento físico com uma alimentação focada nas necessidades individuais de cada modalidade

27/01/2020 - 20h50
Nutrição Esportiva: dietas personalizadas são o futuro do esporte - Saiba como atletas maximizam o rendimento físico com uma alimentação focada nas necessidades individuais de cada modalidade

Gif via giphy.com

Você já deve ter escutado alguém dizer que uma dieta adequada é importante para a saúde, que o metabolismo de cada pessoa é diferente, que hábitos são criados com a rotina… Mas o que talvez ninguém te contou é que cada esporte exige um consumo nutricional diferente, podendo mudar de acordo com o gasto de energia, tipo físico de quem pratica, questões genéticas, entre outras. É isso que a Nutrição Esportiva busca compreender para maximizar os ganhos de atletas e pessoas que praticam exercícios.

O profissional de Nutrição Esportiva

Nutricionistas Esportivos encontram diversas possibilidades para atuação, com um mercado aquecido e públicos variados. Clubes esportivos, como os de futebol, basquete e atletismo, ou atendimento individual para pessoas que buscam melhorar sua capacidade física, são algumas delas. Diferente do atendimento de um nutricionista tradicional, o foco desse profissional é avaliar e compreender como o paciente gasta mais energia, quais nutrientes são essenciais para cada categoria e como melhorar a performance de atletas e praticantes.

Mais resultados e menos milagres

Por ser uma área relativamente nova da saúde, e com um mercado de suplementação que cresce a cada ano, a Nutrição Esportiva é uma tendência entre os profissionais e amadores do esporte. Por ser uma ciência em constante transformação, os nutricionistas que lidam com esportes estão sempre atentos às dietas “milagrosas”, como o jejum intermitente, a febre “low carb”, entre outras que não têm comprovação científica.

“Como frequentemente as pessoas buscam milagres ou estratégias que forneçam resultados rápidos com o menor esforço possível, imagino que novas venham surgir como promessas de induzir mais emagrecimento”, explica o professor e coordenador do curso de Nutrição Esportiva da PUCRS, Giuseppe Potrick. Inclusive, já se fala que novas dietas a partir das proteínas, gorduras e carboidratos podem ser as novas tendências. Independente de qual tipo de dieta está na moda, a Nutrição Esportiva entende que o processo para cada esporte e para cada atleta é diferente.

Nutrição Esportiva: dietas personalizadas são o futuro do esporte - Saiba como atletas maximizam o rendimento físico com uma alimentação focada nas necessidades individuais de cada modalidade

Gif via giphy.com

Os brasileiros querem, cada vez mais, comer melhor, apesar de nem sempre fazerem isso da melhor forma, segundo a visão de especialistas. Dados de uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em 2018, mostra que 80% da população no País se preocupam em ter uma alimentação saudável. Porém, o levantamento apontou uma contradição, já que 56% afirmaram “ter comido demais” e preferirem opções que consideram mais saborosas no lugar das mais saudáveis. Outra pesquisa do mesmo período feita pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) mostra que 77% das pessoas fazem dietas por conta própria, sem o acompanhamento de um profissional da saúde. 21% dos entrevistados já estavam na quarta tentativa de seguir alguma dieta e 40% não incluíram atividades físicas na rotina.

Sobre o curso de Nutrição Esportiva

O curso de Nutrição Esportiva da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS prepara profissionais para saber interpretar evidências e realizar o melhor atendimento possível aos esportistas. Os alunos são preparados com ferramentas e a atualização constante de conteúdos, temas e tendências do mercado. “Estas qualificações reforçam o alicerce de um profissional com comprometimento científico e a capacitado para atuar” conta Giuseppe Potrick. Acesse o site do curso e descubra como se destacar na sua área de atuação com aulas já para esse semestre.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas