Campanha Janeiro Branco reflete sobre saúde mental

Gabriela Techio, psicóloga e consultora do PUCRS Carreiras, dá dicas sobre como manter o bem-estar no ambiente de trabalho

24/01/2020 - 15h56
gabriel_techio

Gabriela Techio / Foto: Gustavo Acker

Com a intenção de pensar sobre a saúde mental nos diversos âmbitos da vida, a campanha Janeiro Branco atua na prevenção ao adoecimento emocional. O projeto propõe a reflexão sobre autoconhecimento, relacionamentos, comportamentos e trabalho.

Para a psicóloga e consultora do PUCRS Carreiras Gabriela Techio, a campanha favorece a conscientização sobre a saúde pessoal e a sensibilização do olhar para o outro. “Muitas vezes esquecemos de pensar em nossa saúde mental, além de ser uma área marcada pelo preconceito em nossa sociedade. Trazer esse tema como pauta ajuda as pessoas a se conscientizarem da importância de olhar para aspectos de ordem psicológica, para si mesmo, mas também para aqueles que estão ao seu redor”, destaca.

Na Universidade, o Centro de Atenção Psicossocial (CAP) oferece apoio e orientação psicológica e pedagógica. Com equipe interdisciplinar, o CAP também auxilia no enfrentamento das dificuldades que possam afetar o processo de ensino-aprendizagem e apoia na busca de soluções para essas questões. “O jovem que aposta em seu autoconhecimento e busca manter uma rede de apoio ativa, podendo perceber seu potencial e suas dificuldades, consegue se organizar de maneira mais saudável com as responsabilidades, tanto acadêmicas quanto profissionais”, afirma Gabriela.

Janeiro Branco também é oportunidade de pensar sobre o trabalho

Setores como o trabalho e a vida pessoal estão diretamente ligados, gerando uma relação circular que precisa ser pensada em conjunto para redução do impacto na saúde mental. “Devemos estar atentos às práticas e ao contexto de trabalho ao mesmo tempo em que devemos considerar o estilo de vida, as condições de saúde, os interesses, as motivações, bem como as dificuldades dos indivíduos que podem afetar a rotina”, destaca a consultora do PUCRS Carreiras.

A psicóloga ainda explica que as rápidas mudanças vividas nas últimas décadas alteraram a forma de trabalho e podem estar relacionadas ao crescimento de doenças como a Síndrome de Burnout. “Quando o mercado de trabalho se torna mais complexo e imprevisível, ele altera as formas de trabalho, exigindo que o trabalhador atenda muitas demandas em pouco tempo e assuma responsabilidades que geram sobrecarga. Imersas em uma rotina com estresse constante as pessoas adoecem”, frisa.

Para auxiliar na promoção da saúde mental no ambiente profissional, Gabriela Techio listou algumas dicas. Confira:

• Cultive a comunicação aberta e transparente: busque participar de espaços em que as pessoas se comuniquem de forma assertiva, colocando suas ideias com respeito e escutando a opinião dos outros.
  • Busque o suporte de colegas e gestores: uma pessoa passa grande parte do seu dia no trabalho, assim, o local precisa ser fonte de suporte diante de situações difíceis do dia a dia, seja sobre demanda de trabalho ou pessoal. Não se culpe ou se exija demais, somos melhores juntos. Por exemplo: peça ajuda de um colega em uma demanda que não está conseguindo lidar sozinho e se coloque à disposição para dar suporte em outro momento.
  • Faça bom uso do intervalo de trabalho: Ninguém é uma máquina que trabalha sem parar. Utilize os momentos de intervalo do trabalho para descansar, almoçar com amigos, dar uma caminhada, entre outras atividades que possam gerar bem-estar e fazer o resto do dia fluir com mais energia e tranquilidade.
  • Compartilhe os valores com o local e grupo de trabalho: agir de acordo com o que se acredita é importante para que a rotina ganhe sentido e o trabalho seja mais prazeroso. Por isso, é importante estar em um ambiente em que o indivíduo enxergue seus valores sendo colocados em prática.
  • Invista em autoconhecimento: é importante entender como os pensamentos e emoções direcionam as ações e interferem nos relacionamentos. Ao se conhecer, o indivíduo entende a sua responsabilidade para um ambiente de trabalho mais saudável e pode agir de forma mais assertiva.
  • Planeje seu dia de trabalho: tenha clareza sobre o que é preciso ser feito, o que é prioridade, o que pode ser delegado ou construído em equipe. Organize seu dia de forma realista, às vezes é preciso mais tempo do que previsto para realizar uma atividade. Ainda, aprenda a lidar com imprevistos e reorganizar o planejamento do seu dia de trabalho.

Sobre o PUCRS Carreiras

Na Universidade, o PUCRS Carreiras é um espaço que promove consultorias e capacitações de forma constante, buscando estimular que alunos e alumni PUCRS desenvolvam as competências técnicas e emocionais requeridas pelo mercado de trabalho.

O Carreiras também realiza palestras e workshops com o objetivo de proporcionar dicas e orientações práticas sobre diferentes temáticas, auxiliando na construção da identidade profissional e no desenvolvimento da empregabilidade.

PUCRS Carreiras promove oficinas solidárias de verão