Pesquisador participa de atividades na área da bioinformática na Rice University

Maurício Menegatti Rigo recebeu uma bolsa para atuar no Kavraki Lab, nos Estados Unidos

23/10/2019 - 14h04
2019_10_23_mauricio_rigo_grant_rice_university

Foto: Arquivo pessoal

O aluno de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança (PPGPSC), Maurício Menegatti Rigo foi contemplado com uma bolsa oriunda da Rice University, nos Estados Unidos, onde desenvolveu atividades de pesquisa entre os dias 7 e 18 de outubro. A oportunidade firma a colaboração entre o Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental da PUCRS, coordenado pela professora Ana Paula Duarte de Souza, e o Kavraki Lab, coordenado pela professora Lydia Kavraki, na instituição norte-americana.

A parceria entre PUCRS e Rice University acontece na área da biologia computacional, ou seja, no uso do poderio computacional para resolver problemas biológicos. Essa área também é conhecida como bioinformática.

2019_10_23_mauricio_rigo_grant_rice_university2

Foto: Arquivo pessoal

Como parte das atividades propostas e desenvolvidas nos Estados Unidos, além de palestras e encontros com pesquisadores da Rice University, Rigo também ministrou um minicurso sobre ferramentas de bioinformática no First International Symposium on Mathematical and Computational Oncology, em Nevada, e apresentou um trabalho no 29th Annual Keck Annual Research Conference, no Texas.

A partir da visita, o trabalho em parceria interinstitucional deve seguir, desenvolvendo e aprimorando ferramentas de biologia computacional. “Mais especificamente, estamos trabalhando em maneiras de predizer o modo de ligação de peptídeos, pequenas sequências de aminoácidos, em moléculas do Complexo Principal de Histocompatibilidade de classe I e II (MHC-I e MHC-II)”, comenta o pesquisador.