Pós em Serviço Social conquista Menção Honrosa no Capes de Tese

Pesquisa trata da teoria de Marx na formação profissional

04/10/2018 - 14h06

Prêmio Capes de TeseFoi divulgada a lista com os vencedores do Prêmio Capes de Tese 2018. O resultado se refere às melhores teses de doutorado defendidas em 2017. Esta edição teve recorde de inscritos: 939 trabalhos. Inez Rocha Zacarias recebeu Menção Honrosa com a tese A mediação da teoria e do método em Marx na formação profissional em Serviço Social, orientada pela professora Jane Cruz Prates, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS. Foi um dos dois trabalhos escolhidos no campo do Serviço Social. No total, 81 teses ganharam Menção Honrosa.

Pesquisa realizada por Raquel de Melo Boff no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, orientada pela professora Margareth da Silva Oliveira, está entre os 49 trabalhos selecionados. A tese intitulada Efeito de uma intervenção interdisciplinar baseada no modelo transteórico de mudança de comportamento em adolescentes com sobrepeso ou obesidade se destacou na área de Psicologia.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, parabeniza as jovens doutoras e suas orientadoras. “Expresso nosso reconhecimento pela excelência das atividades de ensino, pesquisa e formação desenvolvidas no conjunto dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS.” O diretor de Pós-Graduação, Christian Kristensen, afirma que os destaques atestam a qualidade dos trabalhos acadêmicos realizados na Universidade. “As teses indicadas pelos Programas são criteriosamente avaliadas por comissões na Capes e concorrem com trabalhos de todos os outros Programas daquela área de avaliação. Dessa forma, o prêmio outorgado para a egressa do nosso PPG em Psicologia e a Menção Honrosa para a egressa do Serviço Social indicam a excelência da produção acadêmica e da pesquisa realizada durante a trajetória do curso de doutorado. Esses, entre outros indicadores e destaques nacionais e internacionais, denotam a relevância da pesquisa e a formação de excelência que futuros candidatos poderão encontrar em nossos Programas de Pós-Graduação”, destaca o diretor.

Critérios de premiação

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato. Duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com a Menção Honrosa. São concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright. Por fim, há a entrega do Grande Prêmio Capes de Tese, concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel, à tese de maior destaque de cada área da ciência (científica, saúde e humanas).

Além dos 42 trabalhos selecionados para receber o prêmio, o edital Nº16/2018 também oferece a outras 81 teses uma menção honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de dezembro, em Brasília.

Grande Prêmio em 2017

Grande Prêmio Capes de Tese 2017

Foto: Capes

Em 2017, Amanda Costa Travincas, representando o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS, conquistou o Grande Prêmio Capes de Tese com trabalho sobre a escola sem partido. A tese A tutela jurídica da liberdade acadêmica no Brasil: a liberdade de ensinar e seus limites foi orientada pelo professor Ingo W. Sarlet. Confira notícia no link.

Além de Amanda, Mariléia Goin, do Programa de Pós-Graduação Serviço Social, orientada pela professora Jane Prates, foi agraciada no ano passado. Mateus Panizzon, do Programa de Pós-Graduação Administração PUCRS/UCS, recebeu Menção HonrosaO estudo foi orientado por Gabriel Sperandio Milan e coorientado por Eric Charles Henri Dorion. Saiba mais.