Outubro Rosa tem ações de conscientização no Campus e em shopping

Atividades gratuitas são promovidas pelo Hospital São Lucas na ATL House e no Iguatemi

02/10/2018 - 10h30

Outubro RosaDados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que, em 2018, serão diagnosticados mais de 59 mil casos de câncer de mama, considerado o mais comum entre as mulheres. Para conscientizar sobre a prevenção, durante o Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e aos esclarecimentos sobre a doença, o Serviço de Mastologia Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) promove três ações gratuitas e abertas ao público. No dia 9 de outubro, haverá um talk show na ATL House, às 17h, com o tema Saúde e Prevenção da Mulher. No dia 20, acontece no Shopping Iguatemi a Conversa com especialistas: esclareça suas dúvidas sobre câncer de mama e saúde da mulher com a equipe multidisciplinar do HSL. O evento será em um stand montado no 1º andar, em frente à loja Riachuelo, das 10h às 22h. A terceira iniciativa é a palestra Conversando sobre Câncer de Mama: Diálogo com especialistas, dia 22, das 17h às 18h30min, anfiteatro Ir. José Otão – 2º Andar do HSL (Av. Ipiranga, 6.690 – Porto Alegre).

Alerta para fatores de risco

O chefe do Serviço de Mastologia do HSL, Antonio Luiz Frasson, chama atenção para a fator genético da doença. “Mulheres que tenham histórico familiar possuem um risco aumentado de ter câncer e podem fazer um teste genético para avaliar a possibilidade de identificar o gene responsável”, recomenda. Entre outros fatores de risco, estão o fato de terem realizado radioterapia em idade jovem, mamas densas, a realização de alguma biopsia de mama mostrando alterações celulares, não terem filhos ou terem filhos muito tarde, manter hábitos alimentares pouco saudáveis ou usarem reposição hormonal por um longo período de tempo.

Hábitos saudáveis

A ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e tabagismo são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Por isso, a alimentação saudável e práticas de exercícios físicos auxiliam na redução da incidência do câncer de mama. Frasson explica que o desenvolvimento da ciência da mastologia é crescente, e novas terapias melhoraram muito o prognostico e reduziram a retirada da mama. “A boa notícia é que as técnicas cirúrgicas estão mais aperfeiçoadas, os tratamentos com fármacos estão melhorando, acrescentando muitos anos de vida para as pacientes em tratamento”, ressalta.

Exames preventivos

Em geral, é recomendado para a população feminina que faça o autoexame e o acompanhamento médico a partir dos 20 anos. “A mulher deve conhecer a sua mama e praticar o autoexame sempre após a menstruação, e não deve abrir mão de uma avaliação especializada quando surgir alguma dúvida”, alerta Frasson. O especialista também afirma que o cuidado deve aumentar a partir dos 40 anos, com o início da mamografia de rotina e outros métodos complementares se for necessário.

Serviço de Mastologia do HSL

A mastologia é exercida como uma área específica do Hospital São Lucas há muito tempo, mas em julho deste ano ganhou atenção maior a partir da criação do Serviço de Mastologia. A especialidade médica é dedicada ao estudo das glândulas mamárias, além de promover a manutenção da saúde e estar focada na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças das mamas. A equipe multidisciplinar é composta por mastologistas, oncologistas, radioterapeutas, radiologistas, patologistas, cirurgiões plásticos, psicólogas, fisioterapeutas e nutricionistas. “Este é o diferencial para a paciente que tem seu caso revisado e analisado em detalhes, em todas as suas peculiaridades, dentro de um modelo de Tumor Board”, explica Frasson. Segundo o mastologista, o objetivo é oferecer para as pacientes todo atendimento necessário em um mesmo local, o que permite o diagnóstico mais ágil e preciso, especialmente nos casos de câncer de mama.

Agenda do Outubro Rosa HSL

Dia 9 – terça-feira, às 17h
Talk Show: Saúde e Prevenção da Mulher
Especialistas: Dra. Betina Vollbrecht e Dra. Alessandra Anton, mastologistas do HSL
Mediação: Juju Massena, comunicadora da Rádio Atlântida
Local: ATL House (Rua da Cultura PUCRS – Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre)

Dia: 20 – sábado, das 10h às 22h
Conversa com especialistas: Esclareça suas dúvidas sobre câncer de mama e saúde da mulher com a equipe multidisciplinar do HSL
Especialistas: Todos os médicos do Serviço de Mastologia, revezando-se ao longo do dia
Local: Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1800 – Porto Alegre), stand no 1º piso, em frente à loja Riachuelo.

Dia: 22 – segunda-feira, das 17h às 18h30min
Palestra: Conversando sobre Câncer de Mama: Diálogo com especialistas
Especialistas: Dra. Betina Vollbrecht e Dra. Alessandra Anton, mastologistas do HSL
Local: Anfiteatro Ir. José Otão – 2º Andar do HSL (Av. Ipiranga, 6.690 – Porto Alegre)

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas