Odontologia recebe novos equipamentos para atendimentos

Consultórios odontológicos são utilizados por alunos

23/08/2018 - 19h07
Odontologia, Novos equipamentos

Foto: Bruno Todeschini

O curso de Odontologia, da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, recebeu 106 novos consultórios odontológicos, compostos de cadeira odontológica, equipo acoplado, refletor, unidade auxiliar e 2 mochos. Os equipamentos substituem os que eram utilizados há mais de trinta anos. A coordenadora do curso, professora Angélica Fritscher, comenta que esse foi um grande investimento institucional, contemplando as permanentes solicitações nas avaliações semestrais dos alunos e professores. “São equipamentos modernos que garantem agilidade no atendimento, economia de água e energia, atendendo também as normas atuais da vigilância sanitária”, complementa. Angélica cita, também, a aquisição de escâneres de boca com tecnologia digital, privilegiando os alunos de Graduação, com pioneirismo no país. O curso de Odontologia da PUCRS é um dos mais antigos do Estado, e formou a primeira turma em 1956.

Odontologia, novos equipamentos

Foto: Bruno Todeschini

Atualmente estudam, no prédio 6 do Campus da PUCRS, 391 alunos de Graduação e 172 de Pós-Graduação, que contam com nove ambulatórios, ambientes onde estão instalados os consultórios odontológicos para as práticas clínicas e cirúrgicas.  Os atendimentos são realizados por alunos a partir do 4º semestre, sempre supervisionados diretamente pelos professores. Somente em 2017, foram realizados em torno de 65 mil procedimentos odontológicos para a comunidade. São realizados atendimentos nas áreas de odontopediatria, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, prótese, cirurgia, ortodontia e implantodontia. “O foco dos atendimentos é o aprendizado do aluno. Existe uma preparação prévia para ele chegar ao atendimento clínico (treinamento pré-clínico) e, a complexidade dos atendimentos avança de acordo com o desenvolvimento do ensino e o aprendizado do estudante”, afirma Angélica.

Odontologia, novos equipamentos

Sobre os atendimentos:

– São abertos ao público em geral.

-A marcação de horário para triagem ocorre todo início de semestre, pelo telefone (51) 3353-4099.

-As vagas são distribuídas de acordo com as necessidades acadêmicas.

-Os pacientes pagam uma taxa de atendimento a cada consulta clínica.

-Os tratamentos são realizados a preços acessíveis, sendo alguns de forma gratuita.