Curso de Gastronomia tem primeira turma de formandos

Lançado em 2016, excelência do curso já é conhecida pelo mercado e Academia

17/08/2018 - 14h12
Foto: Bruno Todeschini

Com o objetivo de promover uma formação para além da atuação na cozinha, o curso de tecnologia em Gastronomia forma, com excelência, a sua primeira turma de gastrônomos nesse sábado, 18 de agosto. Lançada em 2016, a Graduação que busca preparar um profissional com um olhar empreendedor, altas capacidades técnicas e conhecimento histórico, cultural, ambiental e social sobre a arte de cozinhar, conquistou nota máxima do MEC em sua primeira avaliação. “Temos um retorno muito positivo do mercado de trabalho, que reconhece em nosso egresso um diferencial muito forte: o olhar da gastronomia como um todo, pensando na gestão, na cultura e na arte do cozinhar”, afirma a professora Rochele Rodrigues, coordenadora do curso.

A formação é articulada em três eixos, que garantem sua abrangência. O primeiro, Alimentação, Sustentabilidade e Cultura, apresenta noções básicas da ciência da nutrição e tradição culinária a partir das diferentes influências culturais. O segundo, Ciência e Arte dos Alimentos, aborda o preparo de alimentos de acordo com as influências da gastronomia internacional, brasileira e regional. Já o terceiro, Gestão e Empreendedorismo, traz conhecimentos sobre a organização e técnicas de trabalho em gastronomia. “O principal desafio foi integrar as disciplinas do curso – para que o aluno tivesse uma formação ampla – com a compreensão de cada processo que a gastronomia contempla”, explica Rochele. Dessa forma, o egresso pode atuar tanto na preparação de alimentos quanto em funções estratégicas, como a gestão de estabelecimentos e de pessoas na área da gastronomia, a organização de eventos e, ainda, na área acadêmica e de pesquisa.

Atuação abrangente

Foto: Bruno Todeschini

As inúmeras possibilidades de utilizar o conhecimento adquirido ao longo de cinco semestres atraem diferentes perfis de alunos, desde concluintes do Ensino Médio até diplomados em outros cursos de Ensino Superior, além daqueles com algum negócio na área. Essa foi uma das características que mais admirou a formanda Tayná Machado Rodrigues. “Fui muito surpreendida ao descobrir que não precisávamos ser necessariamente cozinheiros, pois há muitas áreas a serem exploradas pelos gastrônomos”, ela conta. Por influência de projetos relacionados à gastronomia e à psicologia, surgiu a ideia de realizar uma segunda formação, a de psicóloga. “Não me vejo dentro de uma cozinha de restaurante ou confeitaria. Algo que pretendo fazer é usar a gastronomia para além de um ato de comer ou cozinhar, torná-la um método de terapia”, projeta a futura gastrônoma.

Experiência única

A aluna conta que, apesar de se deparar na cozinha com uma rotina muito mais desafiadora do que glamorosa, como assistia nos programas de televisão, amou as aulas práticas. “O ambiente era incrível, bem estruturado e sempre pronto para suprir nossas necessidades de cozinheiros inquietos”, afirma Tayná. Além disso, a ela ressalta a experiência de poder realizar eventos com os colegas e professores. “Um dos que eu mais gostei foi o Open Campus, onde pudemos ajudar os professores a realizar oficinas para os participantes”, lembra a formanda.

Foto: Bruno Todeschini

Para a coordenadora, a emoção de estar formando a primeira turma traz a sensação de dever cumprido, ao ver que a maioria de seus alunos está iniciando a vida profissional com emprego garantido. “Tenho certeza de que, junto de colegas brilhantes, fiz o melhor para que tivéssemos um curso e egressos fortes, com conhecimento técnico e embasamento cientifico, capazes de atuar e liderar equipes, bem como planejar, organizar, executar e gerir serviços de alimentação, acompanhando as tendências do mercado e as inovações tecnológicas na área da gastronomia”, afirma Rochele.