Programa de Mobilidade Acadêmica oferece vagas em 12 países

Novo edital tem 94 oportunidades de estudo na América Latina, América do Norte e Europa

13/07/2018 - 16h16

programa mobilidade academicaAté o dia 31 de julho, alunos de Graduação poderão se inscrever para o Programa de Mobilidade Acadêmica, coordenado pela Assessoria de Cooperação Internacional. Com previsão de início na universidade de destino para o primeiro semestre de 2019, o novo edital oferece oportunidades de estudo em 28 instituições conveniadas à PUCRS, em 12 países: Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, México, Portugal, Reino Unido, Suécia e Uruguai.

Entenda o processo seletivo

Para ser elegível para o Edital de Acordos Bilaterais, o aluno deverá:

• Estar matriculado em curso de Graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mesmo curso durante todo o período de mobilidade;
  • Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 90% de seu curso no momento da inscrição deste processo (conferir no atestado de disciplinas cursadas);
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até 3 reprovações (conferir no atestado de disciplinas cursadas);
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até 31 de julho de 2018;
  • Ser brasileiro (a) ou ter nacionalidade brasileira;
  • Ter suficiência/proficiência linguística conforme exigido pela Instituição de destino (verificar na lista de vagas).

A entrega de documentos na Assessoria (Prédio 1, sala 110 – térreo da Reitoria) deverá ser feita até às 12h, do dia 31 de julho de 2018. Após esta etapa, ocorrerá a análise da documentação, prova de proficiência e entrevista individual. A divulgação dos alunos pré-selecionados é feita pelo Facebook da Mobilidade e na Assessoria, conforme cronograma previsto no edital.

Para a comprovação de idioma, em instituições em que a língua inglesa é requerida, é comum a exigência do exame TOEFL ou IELTS. Os candidatos que não possuem certificado internacional de proficiência na língua estrangeira poderão candidatar-se a instituições de destino que aceitem a prova da PUCRS. Nesse caso deverão realizar a prova na data marcada conforme consta no cronograma do edital. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no Manual do Candidato.

Sobre o investimento

Os alunos que embarcam na mobilidade acadêmica estão isentos de qualquer taxa escolar na universidade de destino. O estudante deverá manter vínculo apenas com a PUCRS, permanecendo matriculado durante todo o período no exterior. Fica a cargo do aluno arcar com os custos de passagens aéreas, hospedagem e alimentação no país de destino. O setor da Mobilidade Acadêmica fica à disposição para qualquer apoio ou auxílio que o aluno precisar durante seu período no exterior.

Aproveitamento de disciplinas

As disciplinas cursadas no exterior poderão ser aproveitadas na grade curricular regular do curso na PUCRS. Para isso, o aluno deve elaborar o plano de estudos, juntamente com o seu coordenador de curso, e se matricular em cadeiras equivalentes. Após o período de mobilidade, o estudante deverá solicitar o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior.

Além do Edital I, o lançamento do Edital II está previsto para o final de julho, onde novas vagas em instituições conveniadas serão ofertadas. Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na Assessoria.