Ciências da Saúde inaugura Auditório Pedagógico Cozinha Show

Reitor e vice participaram da atividade e degustaram iguarias preparadas por graduandos

20/06/2018 - 13h53

Gestores prestigiaram novo espaço da Universidade, no prédio 41
Foto: Bruno Todeschini

O reitor Ir. Evilázio Teixeira e o vice-reitor Jaderson Costa da Costa participaram, no dia 19 de junho, da inauguração do Auditório Pedagógico Cozinha Show, estrutura da Escola de Ciências da Saúde situada no prédio 41 do Campus. Durante a atividade, ambos puderam provar pratos salgados e doces preparados pelos estudantes do 1º, 3º e 5º semestres do curso de Gastronomia, que forma sua primeira turma no mês de agosto. Também participaram da cerimônia informal os pró-reitores de Graduação e Educação Continuada Ir. Manuir Mentges, de Administração e Finanças Alam Casartelli, o decano de Escola de Ciências da Saúde Luciano Castro e a coordenadora da Gastronomia, professora Rochele Rodrigues.

O reitor, que esteve no local pela primeira vez, mostrou-se muito satisfeito com a estrutura disponível para o ensino. Ele revelou seu apreço pela cozinha, a qual define como “um lugar de alquimia e fratelança, da alegria, do encontro humano em torno da mesa”, numa lembrança ao hábito cultivado por São Marcelino Champagnat, que costumava sentar à mesa com os irmãos maristas para encontros e refeições.

Inauguração da Cozinha Show, gastronomia, nutrição

Professora Rochele apresentou estrutura ao reitor e demais convidados
Foto: Bruno Todeschini

O pró-reitor de Graduação e Educação Continuada destacou a importância da construção do espaço e a parceria com o UOL Editech para levar a gastronomia da PUCRS a todo Brasil. “Dialogamos com gestores e professores para pensar esse novo formato de sala de aula como um lugar inspirador a serviço da Graduação e da Pós-Graduação da Escola de Ciências da Saúde”, explicou o Ir. Manuir Mentges. Atualmente, além da turma presencial, existem 610 estudantes em diversas partes o Brasil matriculados no curso de Gastronomia e Cozinha Autoral do Pós PUCRS Online.

Espaço multiuso

O decano Luciano Castro enfatizou as múltiplas possibilidades oferecidas para o ensino e aprendizagem na Cozinha Show. “Essa estrutura está à disposição da Nutrição, da Gastronomia e de muitos outros cursos, pois representa um espaço multiuso e compartilhado dentro de nossa Universidade, podendo ser aproveitado por todas as áreas que necessitarem”, esclareceu o professor.

Inauguração da Cozinha Show, gastronomia, nutrição

No evento, foram servidas iguarias preparadas por alunos da Graduação
Foto: Bruno Todeschini

Ao final da atividade, a professora Rochele apresentou canapés, macarons e doce de ovos preparados pelos universitários. Também foram servidos chá, água saborizada e escondidinhos preparados na hora, com apoio do professor Rodolfo Miranda. Outra opção de sobremesa foi um brounie trufado, inovação gastronômica criada pela docente quando houve o lançamento da Graduação Tecnológica em Gastronomia.

Estrutura do Auditório Pedagógico

A proposta do novo Auditório Pedagógico Cozinha Show da PUCRS é ser um espaço de ensino e aprendizagem no qual o aluno participa, convive e se relaciona com o mundo profissional da gastronomia e da nutrição. Inspirado em ambientes internacionais, o espaço faz parte da estrutura dos Laboratórios de Ciência e Arte dos Alimentos da Universidade. Projetado pela equipe de gerência de infraestrutura da PUCRS, o ambiente possui utensílios modernos e equipamentos de última geração. Entre eles, estão fogões sofisticados que funcionam por indução ou chamas, uma geladeira ultra freezer (com sistema de regulamento de temperatura e congelamento de alimentos) e um sistema de adega.