Jornada debate Neuropsicologia

Conferência de abertura trata da importância da leitura

19/03/2018 - 16h17

Jornada NeuropsicologiaA 2ª Jornada Gaúcha de Neuropsicologia ocorre dias 22 e 23 de março, no teatro do prédio 40. O evento vai discutir a formação do neuropsicólogo brasileiro e as pesquisas atuais na área. Comemora os dez anos do Grupo Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. A abertura, no dia 22, às 13h20min, será com o professor Maximiliano Wilson, da Universidade Laval (Canadá), que falará sobre Neuropsicologia da leitura: por que é tão importante ler?. A debatedora será a professora Lilian Hubner, da Escola de Humanidades da PUCRS.

A jornada é voltada a estudantes e profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina, Educação, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia. Terá conferências sobre leitura e dislexia, com o professor Augusto Buchweitz, do Instituto do Cérebro, falando sobre o projeto Acerta, e tarefas de avaliação neuropsicológica e as contribuições do GNCE e o papel da interdisciplinaridade, com a professora Rochele Paz Fonseca, da Escola de Ciências da Saúde.

O evento inclui mesas-redondas abordando neuropsicologia do envelhecimento, neuropsicologia da aprendizagem, matemática e funções executivas, teste do desempenho escolar, avaliação clínica e avaliação neuropsicológica. Haverá ainda minicursos sobre avaliação neuropsicológica de bebês e crianças pré-escolares, oficina de laudos neuropsicológicos e como estimular funções executivas.