Novidades Acadêmicas

Temas transversais com mediação online

Novo modelo de disciplinas online na graduação aposta em gameficação e abordagem de problemas reais

No mundo contemporâneo, as novas tecnologias estão inseridas naturalmente na vida dos estudantes que buscam informações em diferentes cenários. A flexibilidade, tanto de horários quanto de local e modalidade, é peça-chave e se reflete na trajetória aberta da PUCRS, em que o currículo tem uma parte autoral e personalizada, atendendo às necessidades e objetivos de cada aluno. Nesse sentido, a Universidade lança, no segundo semestre de 2019, um novo modelo de disciplinas na graduação. As primeiras começam a ser ofertadas em agosto e são da Escola de Humanidades: Filosofia e Bioética, Ética e Filosofia e Ética e Cidadania.

Com a proposta de discutir Filosofia na atualidade e alinhadas ao modelo pedagógico do educar pela pesquisa, foram pensadas para garantir uma formação sólida, com material interativo, acessibilidade, mediação e acompanhamento online, utilizando material didático adequado ao ambiente virtual. A gama de objetos de aprendizagem é grande, partindo de filmes, entrevistas, podcasts, videoaulas, mapas conceituais, infográficos e diferentes tipos de materiais gráficos, textos multimodais e até jogos, entre outros. Para a elaboração de estratégias e instrumentos adequados a cada temática, a equipe de educação a distância conta com designer instrucional, designer gráfico, profissionais para gravação e suporte técnico, além de professores conteudistas e mediadores.

Para 2020, a intenção é ampliar o portfólio de disciplinas online, chegando a 20% da oferta na graduação.  “À medida que avançamos, algumas certificações de estudos podem ser oferecidas nessa modalidade”, prevê a diretora de Graduação, Adriana Kampff. No futuro, o aluno poderá se matricular nas disciplinas online em uma janela de tempo maior, o que também terá impacto nos estudantes internacionais, pois será possível fazer uma disciplina ainda em seu país antes mesmo de iniciar fisicamente o período de intercâmbio. Um curso de graduação totalmente online também está nos planos.

IMAGENS: DIVULGAÇÃO

CONTEÚDO TRANSVERSAL

As disciplinas são transversais e passam por todos os cursos da graduação, com uma personalização do ensino. A construção do material é alicerçada em três grandes conceitos:

contextualização do conteúdo com a vida e perspectiva laboral do estudante, garantia do protagonismo do aluno como corresponsável da sua aprendizagem e intencionalidade, materializando os conceitos trabalhados em vivências e propósitos. “Na educação online, há possibilidade de aplicar situações reais específicas para cada área, dando ao estudante a escolha de trabalhar o mais próximo do seu campo de conhecimento. Sempre teremos pelo menos um estudo de caso para cada escola”, garante Débora Conforto, coordenadora da Educação a Distância.

A professora reforça que a Universidade caminha no sentido de flexibilização, de autoria e de protagonismo do estudante, prática que não se limita às certificações de estudos, mas é incorporada nas próprias disciplinas online. “A partir de seu interesse, o aluno constrói a sua trajetória dentro desse ambiente, sempre orientado pelo professor e entendendo os percursos essenciais e complementares na disciplina”, explica.

A flexibilidade, no entanto, não significa ausência de prazos. O aluno será avaliado por diferentes atividades e entregas, respeitadas as datas definidas no plano da disciplina, e deve realizar a prova de forma presencial.

8036GAMEFICAÇÃO

No ambiente virtual de cada disciplina, o estudante encontra elementos de orientação como cronograma, bibliografia, objetivos do módulo, trilha de atividades e a sua própria trilha de aprendizagem como aluno daquela matéria. À medida que cumpre as tarefas propostas, conquista emblemas. Essas medalhas virtuais são uma forma de se desafiar a superar as próprias marcas.

A gameficação ainda pode estar presente em jogos formatados para o ambiente virtual. “Também há possibilidade de trabalhar com realidade aumentada”, complementa Débora.

ACESSIBILIDADE

Todo o material desenvolvido para a educação online nasce com acessibilidade. Passa por um período de produção, de verificação e de validação com a equipe e com estudantes antes de ser oferecido online. “Colocamos um conteúdo que não é excludente, oferecendo as mesmas garantias do presencial”, afirma Débora.