A Editora tem uma média de 65 publicações anuais

BastidoresFotos: Camila Cunha

Renovação aos 30 anos

Edipucrs lançará selo Giro Editorial

A grande missão de uma editora universitária é publicar o resultado da produção acadêmica. A Edipucrs completa 30 anos em 9 de novembro, dia em que a PUCRS fará 70. Surgiu no contexto de expansão dos cursos de pós-graduação para difundir a pesquisa realizada na Instituição. Mesmo sem cunho comercial, seu desafio hoje é chegar a um público mais amplo e não apenas especializado. “Reafirmamos o perfil de lançar obras de todas as áreas e com qualidade, agregando duas concepções: o conhecimento deve circular além do âmbito técnico-científico e a editora deve ser sustentável”, destaca o editor-chefe Luciano Aronne de Abreu, também professor da Escola de Humanidades.

Pensando nisso, um dos projetos para este ano é um novo selo – Giro Editorial, que publicará obras mais leves, em linguagem simples, com temas atuais e de interesse geral da sociedade. “No formato pocket, com cerca de 100 páginas, os livros não vão incluir notas de rodapé nem trarão bibliografias, mas referências para quem quiser se aprofundar no assunto”, explica Abreu. Os autores serão professores, mestrandos e doutorandos, não excluindo a participação de estudantes de graduação. “A iniciativa visa estimular a produção dos alunos e aumentar a inserção social do que é publicado”, complementa o editor. Teses e dissertações, assim como obras de cunho técnico e acadêmico, continuarão saindo pela Edipucrs. O Giro Editorial, que está em processo de registro, poderá abrigar um conteúdo desse tipo, desde que adaptado a um público amplo.

Outras ações que integram o 30º aniversário são a reformulação da marca e do site e uma mudança no perfil e atuação da livraria, que deverá diversificar os seus produtos e serviços oferecidos aos alunos e professores, o que deverá começar ao longo de 2018. A Editora tem uma média de 65 publicações anuais.

IMPRESSO E DIGITAL

A equipe da Edipucrs é formada por 23 pessoas, das áreas de Administração, Letras, Design, Secretariado Executivo e Relações Públicas, além de dois estagiários. Dividem-se em Divisão de Periódicos, Setor de Revisão, Setor de Planejamento Gráfico, Laboratório do Livro Digital, Setor de Comunicação e Marketing, Setor Comercial e Livraria.

O coordenador administrativo Rodrigo Braga Silva lembra que no passado havia duas frentes distintas para as publicações impressas e digitais (formatos Epub, Mobi e PDF). Hoje, a equipe de planejamento gráfico desenvolve os projetos levando em conta ambas. O Laboratório do Livro Digital atua em casos mais complexos, como a produção de aplicativos, modelagem 3D, realidade virtual, animações e livros interativos.

Divulgação antecede lançamento

Editor e coordenador orientam o escritor interessado em publicar

Logo depois de aprovado pelo Conselho Editorial da Edipucrs, o livro ganha o projeto editorial da capa e um site exclusivo para sua divulgação. Também se oferece o primeiro capítulo para degustação. Dessa forma, é possível identificar a demanda bem antes do lançamento. “O monitoramento ajuda a definir a tiragem, no caso de uma obra impressa. Conforme o engajamento do autor e o interesse do público, podemos arriscar mais”, afirma o coordenador administrativo. Segundo Braga, muitas vezes nem mesmo o escritor tem a dimensão do alcance do que escreveu ou supervaloriza um conteúdo mais restrito a alguns nichos. A ferramenta começou a ser utilizada na preparação para a Feira do Livro de Porto Alegre de 2017.

CRITÉRIOS

Qualquer pessoa pode submeter sua proposta à avaliação para publicação na Edipucrs, mesmo de fora da Universidade. Também são aceitas obras de qualquer gênero. Depois de aprovadas pelo Conselho Editorial, passam por especialistas para revisão do conteúdo. Em geral, são pessoas do próprio órgão ou professores da PUCRS que dominam a área. Quando necessário, pede-se a análise de um consultor externo. Os custos da publicação podem ser pagos com recursos institucionais, do autor ou de financiamento externo, dependendo do caso.

O caminho do livro

Desde a sua entrada na Editora até a publicação final, digital ou impressa, o caminho do livro não é linear. Passa por diversas etapas de um cuidadoso processo de produção, dinâmico e complexo, mas sempre com a maior agilidade possível. Confira algumas dessas rotas: