Radar

Radar

Edição Nº 186

Mostra aeroespacial


Para relembrar a história da ciência e da técnica aeroespacial, o Museu de Ciências e Tecnologia realizou no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, a exposição Do Sonho de Voar à Corrida Espacial. Em janeiro e fevereiro, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de embarcar em uma viagem pela evolução tecnológica que levou o homem ao céu e ao espaço. Visitantes de todas as idades interagiram com maquetes de máquinas como o 14-Bis, o Zeppelin, o Sputnik 1, a Apollo 11 e o Ônibus Espacial, além do Giroscópio Humano e do Planetário Inflável.

Ranking mundial

A PUCRS está entre os melhores lugares do mundo para se estudar Medicina e Ciência da Computação. O destaque está na 8ª edição do QS World University Rankings by Subject, divulgado em fevereiro pelos analistas de ensino superior global, QS Quacquarelli Symonds. A pesquisa contabiliza 1.100 universidades, de 151 países, em 48 cursos e cinco áreas de estudo, tornando o QS Subject University Rankings 2018 o mais abrangente de seu tipo. A metodologia analisa a reputação acadêmica, do empregador, citações em trabalhos científicos e o H-Index, que mostra a produtividade e o impacto do trabalho publicado pelas instituições e seus pesquisadores. O ranking completo está no site da TopUniversities.com.

Rede elétrica

A PUCRS e mais sete instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul assinaram termo de cooperação com o governo do Estado para integrarem um projeto de melhoria da rede elétrica de cerca de 2 mil escolas estaduais – quase 90% da rede de ensino. A ação leva alunos dos cursos de Engenharia Elétrica da Universidade para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Supervisionados pelos professores e engenheiros do Estado, o grupo participará da elaboração dos planos. Ao todo, foram abertas 75 vagas em todas as regiões do Estado. A estimativa é que os participantes, contratados como estagiários pelo governo gaúcho, apresentem três projetos por mês.

Destaque na Psicologia

FOTO: ALEX RACOR/CUENTOS Y CIRCO/DIVULGAÇÃOO professor Angelo Brandelli Costa, da Escola de Ciências da Saúde, foi nomeado rising star pela Association for Psychological Science. Ele é o primeiro representante de uma universidade latino-americana a receber o destaque. A distinção reconhece os pesquisadores de Psicologia no início de suas carreiras, cujo trabalho inovador traz avanços na área e sinaliza o potencial de contribuições futuras. Coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Brandelli desenvolveu um dos instrumentos pioneiros para avaliar o preconceito contra a diversidade sexual e de gênero, adaptado ao contexto brasileiro, a partir de estudos empíricos sobre o tema.

Marcas de Quem Decide

Na edição dos 20 anos do prêmio Marcas de Quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio e Instituto Qualidata, a PUCRS e os Colégios Maristas conquistaram um destaque especial. Em inédita votação popular, foram definidas as dez marcas mais relevantes do Estado, na qual os dois empreendimentos tiveram a preferência do público, dentre 60 organizações mais vezes reconhecidas no prêmio. A premiação também revelou as marcas preferidas e lembradas pelos líderes gaú- chos em diversos segmentos. A PUCRS foi a mais lembrada e preferida na categoria Ensino Superior – Privado e, também, em Ensino de Pós-Graduação.

Planeta Atlântida

FOTO: ALEX RACOR/CUENTOS Y CIRCO/DIVULGAÇÃO
A PUCRS foi a primeira Universidade a marcar presença no Planeta Atlântida, o maior festival de música do Sul do País. No lugar das tradicionais selfies, quem passava pelo estande colorido da Instituição podia registrar a presença no evento com a gravação de vídeos em 360°. E a parceria não para por aí: a ATL House, um ambiente repleto de atrações que combinam música, inovação, cultura e interatividade, além de um estúdio para transmitir os programas da Rádio Atlântida, e atrações exclusivas com os comunicadores, estará no Campus, na Rua da Cultura. A ATL House na Universidade integra o movimento PUCRS 360º.

Theatro São Pedro

O escritor e jornalista Antonio Hohlfeldt, professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, é o novo presidente da Fundação Theatro São Pedro. Assumiu o cargo que era de Eva Sopher, morta em fevereiro. Hohlfeldt é mestre e doutor em Letras pela PUCRS e leciona na graduação e na pós-graduação em Comunicação. Na sua longa trajetória ligada à cultura, à academia e à política, também foi vice-governador do RS, na gestão de Germano Rigotto.

FOTO: CAMILA CUNHA

Em memória

FOTO: BRUNO TODESCHINI/ARQUIVO PUCRSA professora do curso de Psicologia e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial da PUCRS, Dóris Helena Della Valentina, faleceu em 18 de novembro passado. Dedicou-se por mais de 30 anos à Universidade e prestou relevantes serviços à valorização da prática profissional dos psicólogos no Estado. Desenvolveu também intensa atividade de supervisão de estágios curriculares. Era reconhecida por sua sensibilidade no cuidado humano com vasta experiência na área da saúde, em especial em clínica e psicoterapia.