Radar

Radar

Edição Nº 184

Entre as melhores

A PUCRS está entre as 15 melhores universidades brasileiras, segundo o QS World University Ranking, sendo a única privada da Região Sul, e a terceira privada do País a constar na avaliação, que inclui cerca de mil instituições em todo o mundo.

Brinquedos de papel

FOTO: CAMILA CUNHA

FOTO: CAMILA CUNHA

Crianças internadas na Pediatria do Hospital São Lucas ganharam brinquedos de papel produzidos pelos alunos do 1º semestre de Design. Cada boneco representa um personagem, com características e vestimentas personalizadas. Segundo o coordenador do curso, Marcelo Martel, a atividade no início da graduação é uma forma de voltar os alunos para a prática do curso e as causas sociais.

Personalidade do Ano

O médico japonês Yukio Moriguchi, fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), recebeu o Prêmio Hospitalar 2017 – Personalidade do Ano na Área da Saúde. Conferido pela Hospitalar Feira e Fórum e entidades do setor, foi entregue em São Paulo. Moriguchi fundou o IGG em 1973 e o dirigiu até 2005. Introduziu a primeira disciplina de Geriatria na América Latina na Faculdade de Medicina da PUCRS (na qual deu aula até 2015, quando se aposentou, aos 89 anos). Em 1988, foi nomeado o principal pesquisador na área de prevenção primária da Organização Mundial da Saúde.

Rede PUCBR

A união das sete Pontifícias Universidades Católicas brasileiras presentes em GO, MG, PR, RJ, RS e SP deu origem, em abril, à Rede PUCBR. A proposta é fortalecer as ações de internacionalização por meio de intercâmbios de estudantes, de professores e acordos de cooperação. Também visa à promoção de cursos integrados de Língua Portuguesa para estrangeiros, ao aproveitamento de disciplinas comuns aos currículos das instituições parceiras e ao compartilhamento dos dados nos campos da pesquisa e da pós-graduação. A Rede PUCBR reúne 188.347 estudantes (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Novos bolsistas de produtividade

A PUCRS tem oito novos contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) e quatro mudanças de nível. Ao todo, 127 professores da Universidade contam com as bolsas PQ e de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora (DT) do CNPq, destinadas a doutores com produção científica, tecnológica e de inovação que são referência em suas áreas do conhecimento. Em levantamento de 2017, com base nos dados obtidos no site da agência, a PUCRS está em 26º lugar no Brasil e em 2º entre as privadas quanto ao número de bolsas. Os novos contemplados são Betina Blochtein, Cristiano Bizarro e Rosane da Silva (Biociências), Alexandre Franco e Letícia Pöhls (Engenharia), Luísa Habigzang (Psicologia), Rodrigo Barros (Informática) e Márcio Donádio (Fisioterapia).

Promobio

O Laboratório Promobio, parceria da PUCRS e da Fundação Alphaville, inaugurado em junho, vai transformar óleo de cozinha usado, tanto residencial como comercial, em biodiesel. A iniciativa é um programa de pesquisa e extensão com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre o biocombustível por meio de sua produção, a partir do óleo de cozinha utilizado e recebido por doações da comunidade. Localizado no Tecnopuc, em Viamão, dará suporte às atividades de ensino e pesquisa nas Faculdades de Engenharia e de Química, para despertar o interesse dos estudantes às áreas relacionadas à sustentabilidade, biocombustíveis e educação socioambiental. Interessados em doar o óleo de fritura usado podem entrar em contato pelo e-mail labpromobio@gmail.com.

Créditos educativos

A PUCRS dobrou o número de vagas para os créditos educativos próprios e oferecerá o benefício para mais de mil estudantes no segundo semestre. A intenção é contribuir com a ampliação do acesso ao Ensino Superior, facilitando o ingresso de quem tem dificuldade em assumir o custo total da mensalidade. As modalidades de crédito exclusivas da Universidade, Proed e Credpuc, permitem o pagamento de 50% do valor da mensalidade durante o curso e 50% após a formatura. O pagamento é realizado sem juros, corrigido apenas pelo valor atualizado anualmente pela variação da mensalidade.

Centro de Bem-Estar

FOTO: BRUNO TODESCHINI

FOTO: BRUNO TODESCHINI

Para proporcionar melhor acolhimento e atenção a pacientes e familiares, o Hospital São Lucas inaugurou o Centro de Bem-Estar. Com 195m2 de área construída, oferece estrutura completa de serviços para os usuários que aguardam a realização de consultas, exames, cirurgias e demais procedimentos. Localizado no pátio em frente à entrada térrea da Instituição, conta com cafeteria, mesas e cadeiras para refeições, lounge, fraldário e sanitários. A área externa foi revitalizada. Ao todo, a estrutura acomoda 150 pessoas e o funcionamento é das 6h às 22h.

Falecimentos

A PUCRS perdeu, em junho, os professores João Miguel Messina da Cruz, da Faculdade de Odontologia, e Diógenes Santiago Santos, da Faculdade de Farmácia e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose. Messina tinha 82 anos e era docente da unidade desde 1963. Atuou como vice-diretor de 1984 a 2004, e como diretor interino em 2004. Diógenes faleceu aos 74 anos. Coordenou a implantação do Instituto de Pesquisas Biomédicas e do Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional. Foi diretor presidente da Quatro G Pesquisa e Desenvolvimento Ltda, situada no Tecnopuc.