Ambientes reformados aliados à qualidade técnica valorizam o atendimento aos pacientes

SaúdeFOTOS : BRUNO TODESCHINI

Pronto para atender

Emergência de convênios e particulares do Hospital São Lucas, o ProntoPUC, oferece espaço remodelado e novos serviços

Por Jeniffer Caetano

Quem procura uma emergência busca atenção rápida e precisa. Ela é a porta de entrada para os casos mais graves e complexos, o local que acolhe quem mais necessita de auxílio. Para oferecer a esse público o melhor suporte, a emergência do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) passou por uma reestruturação completa. Voltado aos pacientes de convênios e particulares, o ProntoPUC traz uma nova área, com um confortável ambiente aliado a já reconhecida qualidade técnica. As novidades incluem ainda o CardioPUC, onde a pessoa é atendida imediatamente por cardiologistas.

O setor passou por uma reformulação completa do seu espaço. A modernização engloba uma nova sala de medicação com 17 poltronas para adultos e quatro infantis, além de atualizadas salas de classificação de riscos. Outra novidade é uma ampla sala de espera interna.

A emergência, no entanto, não conta apenas com um novo espaço, mas, principalmente, com a melhoria dos seus processos. Para isso, foi conduzido um profundo trabalho de análise, com a avaliação de todos os pontos críticos e gargalos. O objetivo é garantir o melhor fluxo possível, trazendo mais satisfação e os melhores resultados.

Totem com senhas agiliza por áreas

ATENDIMENTO VELOZ

O novo fluxo traz uma importante alteração já na chegada ao local. Agora, o paciente é acolhido diretamente pela enfermagem antes mesmo de retirar a senha no totem. Na sequência, realiza a classificação de risco, em que são identificados os casos mais urgentes e complexos, que apresentam risco eminente à vida. Essa medida está alinhada ao grande objetivo do setor: atendimento veloz e adequado aos casos graves.

“A nossa emergência de convênios está estruturada para atender os pacientes nas mais variadas especialidades com foco na excelência assistencial”, ressalta o diretor técnico e clínico do HSL, Saulo Gomes Bornhorst.

Cardiologia em tempo integral

Rotinas seguem protocolos

Uma das estratégias para trazer ainda mais qualidade ao serviço de emergência é também um dos grandes diferenciais do novo ProntoPUC. Agora, o setor conta com cardiologistas de plantão durante 24 horas. Com isso, será possível entregar uma assistência mais rápida e adequada para problemas de saúde em que a agilidade pode ser determinante. No caso do enfarte, por exemplo, ao chegar rapidamente até uma instituição capacitada, a chance de desobstrução da artéria pode superar 95%.

“Somos um dos poucos hospitais de Porto Alegre que tem uma linha de cuidado cardiológico que se estabelece desde a porta de entrada. A velocidade de identificação e de instalação de medidas é extremamente importante na cardiologia. A demora pode trazer consequências graves, como insuficiência cardíaca, arritmias e até a morte”, aponta a coordenadora médica do CardioPUC, Maria Claudia Guterres.

SUPORTE INTEGRAL

Em caso de dor no peito, realiza-se um eletrocardiograma que será avaliado em poucos minutos. Se o exame apontar uma alteração grave, o paciente será imediatamente atendido. Por fim, se necessário, as equipes de Hemodinâmica, de Cirurgia Cardíaca e da UTI Cardiovascular estão alinhadas e preparadas, oferecendo um suporte integral.

“Trabalhamos atualmente com 16 protocolos. Toda a rotina dos dez plantonistas é feita de maneira  sistemática e protocolada. Isso qualifica o processo. Todos trabalhando na mesma linha, dentro de uma medicina baseada em evidências, com o respaldo das melhores diretrizes mundiais atuais”, explica Maria Claudia.

Velocidade que salva vidas

Carlos Behr e Arlete Lopes

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

A história de Carlos Weigert Behr é um exemplo do impacto que esse atendimento personalizado traz ao prognóstico. Em maio, após passar a noite com dor no peito, seguiu a orientação do seu médico pessoal e procurou o Hospital São Lucas. No ProntoPUC, encontrou uma assistência veloz e atenciosa, capaz de solucionar o problema com precisão.

Foram menos de dez minutos entre a sua chegada e a consulta com o cardiologista, com mais dez minutos até a realização do exame. A avaliação apontou uma obstrução e determinou a necessidade de um cateterismo, procedimento essencial para alcançar a melhor resolução do caso. Behr ficou na UTI Cardiovascular, acompanhado por uma equipe completa e, em 24 horas, estava liberado e pronto para ir para casa. “Eu recebi um acompanhamento maravilhoso. Além de serem muito ágeis, todos me passaram tranquilidade. Mesmo eu estando nervoso, eles me transmitiram segurança. Hoje, estou aqui graças a pessoas como a técnica de enfermagem Arlete Lopes e aos demais técnicos, enfermeiros e médicos, que me deram toda a atenção e carinho nesse momento”, afirma Carlos.