Um dos objetivos é desenvolver no estudante habilidades de empatia e de trabalho em equipe

Novidades AcadêmicasFOTO: SHUTTERSTOCK

Profissional do futuro une conhecimento e habilidades sociais

Em sintonia com o mundo do trabalho, Universidade atualiza currículos da graduação

Os problemas cada vez mais complexos da sociedade, os desafios do mundo do trabalho que se renovam diariamente em um cenário de constante mutação, atividades que deixam de existir e novos nichos de atuação antes não imaginados, requerem um profissional conectado e completo, munido de conhecimento e habilidades sociais. Nesse sentido, as universidades estão atentas às tendências e pensam nas possiblidades e necessidades do mercado para preparar seus estudantes. Em sintonia com esse cenário, até 2022, todas as graduações da PUCRS terão seus currículos revisados e atualizados.

Esse movimento, iniciado no ano passado, atendeu 30 cursos das Escolas de Negócios, Humanidades, Politécnica, Saúde e Ciências da Vida e Comunicação, muitos com mais de um turno de oferta e alguns com mais de uma linha de formação, e parte de uma investigação com egressos, sociedade e empresas, levando em consideração o perfil do profissional de cada área e o DNA da Universidade para uma formação integral do ser humano, com respeito à diversidade e cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade. Questões de  internacionalização, interculturalidade, cidadania global, empreendedorismo, inovação e interdisciplinaridade são trabalhadas de forma a garantir curricularmente o desenvolvimento dessas características, além de uma base sólida de conhecimento.

Até 2022, todas as graduações da PUCRS terão seus currículos revisados e atualizados

FOTO: BRUNO TODESCHINI

As estratégias para assegurar que todos esses aspectos sejam contemplados são bastante diversificadas, como a trajetória aberta, que dá mais autonomia ao aluno com as certificações e mesmo com possibilidades de antecipar créditos da pós-graduação; o educar pela pesquisa, com metodologias investigativas e problemas reais do mercado na busca de soluções criativas; disciplinas online, outras com um toque empreendedor, estágios e promoção do diálogo em aula, entre outras.

Os novos currículos, segundo a diretora de Graduação, Adriana Kampff, trazem mais diálogo com o mercado e fronteiras mais diluídas entre pesquisa, ensino e extensão. “Queremos que todos os cursos tenham essas convergências e que essas fronteiras fiquem indissociáveis, além de desenvolver no nosso estudante habilidades como empatia e de trabalho em equipe”, explica.

Cada Escola define e implementa suas mudanças de currículo, sempre com foco na formação de um profissional com pensamento crítico, capaz de criar, de construir consenso, de gerenciar conflitos, prever, compartilhar, empreender, inovar, ser proativo, reflexivo, autônomo, cooperativo e comprometido.

FORMAÇÃO DIVERSA

As mudanças que a PUCRS promove são para tornar o aluno mais autônomo, com capacidade de deliberar, de tomar decisões ciente das consequências, apresentando suas ideias de forma clara, negociando e lidando com frustrações. A interdisciplinaridade é uma importante ferramenta nesse desenvolvimento e pode ser endereçada de diversas formas, até mesmo em trabalhos em grupo, quando é preciso chegar a um consenso com colegas. “No mundo real, eles não vão atuar apenas com profissionais da sua área e precisam estar preparados para essa interação”, destaca a professora Manoela Oliveira, psicóloga e assessora da Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico.

Na lista de competências para o mundo do trabalho, as chamadas soft skills ganham cada vez mais espaço. Além das habilidades ligadas à tecnologia da informação e gestão, comunicação, trabalho em equipe, inteligência emocional, capacidade de aliar aspectos lógicos e afetivos, criatividade e cultura são características muito procuradas em profissionais pelo mercado.

As disciplinas de estágio obrigatório devem propor uma reflexão sobre o mercado e as diferentes possibilidades de cada profissão. Os cursos podem contar com consultoria do PUCRS Carreiras para estimular os estudantes a pensarem que competências querem desenvolver e tomar decisões a respeito dos próximos estágios. “Em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, atividades acadêmicas sobre mercado de trabalho, que fazem o estudante pensar o futuro da sua carreira, com competências e especificidades da área são fundamentais”, ressalta Manoela.