A equipe da Rockhead, empresa que desenvolveu toda a sua trajetória na PUCRS

TendênciaFOTOS: BRUNO TODESCHINI

Lugar de games é na Universidade

Premiados estúdios Aquiris e Rockhead, instalados no Tecnopuc, colaboram com especialização na área

POR VANESSA MELLO

Starlit Adventures foi uma das atrações na Poa Geek Week na PUCRS, em maio

Um ambiente que fomenta o empreendedorismo e a inovação, com base no conhecimento e expertise de profissionais do mercado e acadêmicos pode ser o berço de startups de sucesso, como os estúdios de games Aquiris e Rockhead, que estão entre os melhores do Brasil e conquistaram prêmios internacionais. Ambos usufruíram de todo o potencial desse ecossistema que a PUCRS oferece e no qual se insere o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). As empresas nasceram de iniciativas de diplomados e têm papel importante na criação da especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais, que completa dez anos.

Para fundar a Rockhead em 2011, os sócios Christian Lykawka (diplomado em Informática) e Fernando D’Andrea decidiram por um ambiente de inovação próximo a outras empresas de tecnologia. A empresa começou na então Incubadora Raiar, hoje Tecnopuc Startup. Logo no início, foram surpreendidos pela onda dos games mobile, que não só os obrigou a adaptar conhecimentos prévios que vinham do PC e dos consoles, como os fez pensar em modelos de negócios diferentes. “Os produtos free-to-play, por exemplo, exigiram um design totalmente novo para oferecer uma experiência gratuita interessante e, mesmo assim, deixar espaço para os jogadores se sentirem à vontade para fazer compras no aplicativo”, lembra Lykawka.

Empresa instalou dois fliperamas no Living 360º

Os criadores da Rockhead usufruíram do ambiente da Universidade como um todo, contando com apoio dos profissionais do Parque Tecnológico, empenhados em potencializar as empresas presentes, e fazendo contato com empresários das outras startups. Mesmo com áreas de atuação distintas, as empresas de tecnologia passam por situações parecidas, e essa troca de experiência é fundamental. Os contatos vão de conversas motivacionais e sobre mercado a parcerias comerciais mais concretas. “As startups aqui chamam a atenção de investidores de todo o País. Isso aconteceu com a Rockhead, que recebeu investimento de um fundo em 2017”, afirma.

Em 2015, após dois anos de desenvolvimento, lançaram o Starlit Adventures, que já ultrapassou 10 milhões de downloads nos celulares do mundo todo e um milhão de downloads no Playstation 4. Conquistaram prêmios no Brasil e na  China como melhor game e frequentemente estão entre os indicados em festivais. Em junho, a empresa instalou no Living 360° da PUCRS dois fliperamas com o jogo.

O foco agora está no Starlit On Wheels. Lançado há seis meses e indicado a três categorias em um dos maiores prêmios da América Latina, o BIG Festival.

Realidade virtual e prêmios

Aquiris é uma das principais desenvolvedoras de games do País

Três profissionais com experiência em tecnologia 3D, um apartamento vazio e a vontade de atuar no segmento da realidade virtual. Há 12 anos, esse era o cenário da Aquiris Game Studio, hoje uma das principais desenvolvedoras de games do país. Entre projetos de arquitetura 3D, o lançamento de 40 jogos e a conquista de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, estão o timing para identificar o potencial de crescimento da esfera gamer e a capacidade de explorar as oportunidades do Tecnopuc e seu ecossistema de empreendedorismo e inovação.

A statrup fundada por Amilton Diesel, Mauricio Longoni e Israel Mendes começou com produtos interativos para aeronaves, automóveis e empreendimentos. A inserção no mundo do entretenimento eletrônico aconteceu através dos Advergames, anúncios para divulgar marcas e serviços. A mudança de objetivos veio em 2010, acompanhada de uma parceria com o canal de televisão Cartoon Network e da necessidade de encontrar um espaço capaz de operar tecnologias complexas e proporcionar conexões com outros empreendedores. O Tecnopuc, com mais de 150 organizações e um elo permanente entre a academia, instituições privadas e governo, forneceu o ambiente adequado para a nova fase. “O Parque oferecia ótimas instalações, equipamentos atualizados e a possibilidade de ampliar a equipe”, conta Sandro Manfredini, diretor de negócios.

Horizon Chase conquistou o Prêmio App Store de Melhor Game Independente

Em 2015, lançou o Horizon Chase, que conquistou o Prêmio App Store de Melhor Game Independente e alcançou a sexta posição entre os Melhores do Ano. Com o Ballistic, desenhado para a plataforma Steam, ultrapassou o universo dos smartphones e conquistou mais de 150 mil jogadores ativos por dia. Com o jogo LooneyTunes: World of Mayhem, desenvolvido para celulares, superou 1 milhão de downloads em menos de 24 horas.

A Aquiris conta com uma equipe de 94 profissionais de programação, conceito de arte, design visual, tecnologia 3D, animação, sonorização, marketing, publicidade, negócios e outras especialidades, além do time administrativo e de relações humanas. Informações sobre processos de seleção estão disponíveis nos canais de comunicação da empresa.

 

Desenvolvimento de jogos digitais

Toren, da gaúcha Swordtales, ganhou diversos prêmios

A especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais foi concebida no momento em que a Ubisoft, uma das maiores empresas de jogos no mundo, estava se instalando no Tecnopuc e levantou a falta de mão de obra qualificada no mercado. Surgiu a ideia de criar uma pós-graduação para complementar a formação de egressos de cursos de graduação como Computação e Comunicação Social. “O grande diferencial sempre foi essa sinergia com a indústria, tanto pela participação de profissionais, de docentes, como pelo entendimento de que o curso precisa atender a dois públicos distintos, mas complementares: pessoas com um perfil de programação e pessoas com um perfil mais artístico”, destaca o coordenador, Marcelo Cohen.

Como maior destaque, cita a trajetória dos egressos, sendo que muitos montaram seu próprio negócio, como as empresas Swordtales e Monsterbed, de Porto Alegre, Imgnation, de Santa Maria, e Southbox, de Passo Fundo. “Certamente o jogo mais conhecido, cujo protótipo inicial nasceu dentro do curso na primeira edição, foi o Toren, da gaúcha Swordtales, que ganhou diversos prêmios e foi destaque internacional de arte no Independent Games Festival, em 2011”, afirma.

INCENTIVO PARA ALUNOS

Os fundadores da Rockhead integravam a Ubisoft e tiveram um papel fundamental na criação da especialização, apoiando na definição do currículo. “Foi uma forma de interação intensa com a Universidade. O objetivo sempre foi aperfeiçoar talentos em programação e design na área de games, oferecendo um curso quase que totalmente prático em que o aluno já sai com um portfólio em mãos”, comenta Lykawka. Ele e D’Andrea atuaram como docentes até a 8ª edição e ofereceram bolsas na edição seguinte.

A Aquiris, que passou a participar da especialização em 2018, oferece bolsas para os dez alunos com melhor desempenho no primeiro semestre através do projeto Formação de Talentos.

Jogos e entretenimento digital

O mercado de games no mundo cresce a cada ano e é mais forte que a própria indústria do cinema. O 2º Censo Brasileiro da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, divulgado em 2018, mostrou que o Brasil já é o 13º maior mercado de jogos do mundo, movimentando US$ 1,5 bilhão no ano. Visando atender essa demanda de mercado, a PUCRS oferece a certificação em Jogos e Entretenimento Digital. “A proposta é qualificar alunos de graduação em aspectos específicos relacionados ao desenvolvimento de jogos e aplicações interativas, como teoria e prática de computação gráfica, narrativas, simulações gráficas em tempo real, interfaces não convencionais, aplicações de realidade virtual e aumentada”, aponta Cohen.

Engloba disciplinas da Ciência da Computação e da Escrita Criativa, que trabalham desde temas técnicos como a programação de jogos e aplicações interativas em geral, até aspectos mais teóricos como narrativas e design. “Apresentamos aos alunos as ferramentas utilizadas na indústria e os qualificamos nos conceitos essenciais relacionados ao estado da arte”, completa o coordenador.

Ao fazer a certificação, os alunos ficam preparados para atuar em empresas que desenvolvem jogos ou aplicações interativas como realidade virtual e aumentada, simulações gráficas e outras, com foco primariamente no desenvolvimento. Por ter o requisito de conhecer conceitos de programação, é mais voltada para alunos de áreas como Computação, Engenharias e Física. “Mas estudantes de outras áreas com conhecimentos em programação são bem-vindos”, garante o professor.