Equipe multidisciplinar é formada por alunos da PUCRS com supervisão de Odilon Duarte

SustentabilidadeFOTO: CAMILA CUNHA

Energia sustentável há dez anos

Projeto USE promoveu mais de 3.200 ações de economia que sensibilizaram 7.700 pessoas

Com o objetivo de promover o consumo responsável da energia, conscientizando as pessoas de forma coerente e criativa sobre práticas de sustentabilidade, a PUCRS criou em 2008 o Projeto Uso Sustentável da Energia (USE). Idealizado pela Reitoria e coordenado pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), nesses dez anos desenvolveu mais de 3.200 ações técnicas, educacionais e de comunicação e relacionamento, dentro e fora da Universidade. Ao todo, sensibilizou 7.700 acadêmicos, professores, técnicos e comunidade externa para as boas práticas de preservação dos recursos naturais e do ecossistema.

Ligado ao Laboratório de Eficiência Energética (Labee) da Escola Politécnica, o Projeto USE conta com uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes de diversos cursos da PUCRS que atuam como estagiários e voluntários. “Os alunos não são coadjuvantes, são protagonistas. Nós os orientamos e eles colocam os conhecimentos em prática”, afirma o coordenador do Labee, professor Odilon Duarte. Como ações técnicas, o projeto desenvolve trabalhos voltados para sistemas de iluminação, climatização, envoltória, refrigeração, arquitetura sustentável e geração de energia, entre outros. No vetor educacional, são realizadas sensibilizações para diversos públicos com palestras, bate-papo sobre temas como aquecimento global e capacitações. No âmbito de comunicação e relacionamento, o USE realiza campanhas de conscientização, participa de eventos e concede entrevistas para veículos de comunicação.

186Sustentabilidade(Foto3Págs.34e35)Na prática

Apenas em 2017, o Projeto USE participou de 17 eventos internacionais, nacionais, regionais e locais. Dentre eles, está o 8º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, com a publicação de sete resumos e duas apresentações orais. Ainda marcou presença no Open Campus da PUCRS e na 2ª Virada Sustentável de Porto Alegre.

A equipe também está disponível para realizar palestras em todos os cursos de graduação. “Falamos do ambiente no aspecto mundial e sobre como é possível aplicar a sustentabilidade e eficiência energética, apresentamos o laboratório e nos colocamos à disposição. O retorno que temos dos alunos é sempre muito bom”, conta Carolina Braga, técnica em Laboratório de Ensino e Pesquisa no Labee.

Muitos que escolhem a área de sustentabilidade para desenvolver o trabalho de conclusão de curso podem contar com apoio do USE e com a estrutura do Centro de Demonstração em Energias Renováveis. “Mostramos como funcionam os módulos solares, os aerogeradores, como se injeta energia na rede e como se armazena em baterias. Além de trabalhar com a conscientização e mudança de comportamento em relação aos recursos naturais, o projeto atende às demandas acadêmicas nessa linha multidisciplinar dos percursos formativos”, complementa Duarte.

Linha do tempo

186Sustentabilidade(Foto2Págs.34e35)2008
Criação do Projeto USE para redução do consumo de energia e garantia de um futuro sustentável.

Intensificação das ações educacionais.

2010
Lançamento do Manual de Economia de Energia, disponível na Biblioteca e no formato digital (www.pucrs.br/biblioteca/manualuse.pdf)

2011
Crescimento das ações de comunicação e relacionamento e conquista do Prêmio Destaque UNITV.

2012
Participação no Projeto Escola Sustentável, do Colégio Marista Champagnat, incentivando o uso ecologicamente correto dos recursos do planeta. A Gincana Sustentável envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e sensibilizou também professores e familiares.

2013
Iluminação das salas de aula do prédio 30 (foto). Estagiários e voluntários do Projeto USE desenvolveram estudo para substituição das lâmpadas fluorescentes tubulares T8 por T5. Economia de 57% no consumo de eletricidade e aumento do nível de iluminação em 25%.

186Sustentabilidade(Foto4Págs.34e35)2014
Início do Programa de Gestão de Energia no InsCer e a conquista de destaque no Salão de Iniciação Científica da PUCRS com o Projeto de Integração de Tecnologia da Informação para o Mapeamento dos Desperdícios de Recursos Naturais no Campus.

2015
Desenvolvimento do Projeto de Eficiência Energética no Hospital São Lucas, financiado pela Finep.

2016
Parceria com o Setor de Compras. A equipe do Projeto USE analisa solicitações de compras de eletrodomésticos, como geladeiras e micro-ondas, e sugere o mais eficiente. Considerando 16 anos de vida útil para os aparelhos, em 2016 e 2017, foram economizados cerca de R$ 780 mil em energia elétrica.