Compromisso social: a terceira missão da universidade

IR. MARCELO BONHEMBERGER - Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários

O ensino e a pesquisa sempre tiveram o papel de maior protagonismo na formação acadêmica. No entanto, a ideia de que a universidade tem uma função social a cumprir esteve presente desde a fundação das primeiras instituições de ensino superior e, nos últimos anos, a extensão emergiu como importante condutor do processo de desenvolvimento econômico e social.

Cabe à extensão universitária a responsabilidade de articular o conhecimento científico, advindo do ensino e da pesquisa, com as necessidades da sociedade na qual a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social. O futuro das novas gerações estará intimamente condicionado àquilo que hoje projetamos como essencial para nossa sobrevivência neste planeta. Portanto, necessitamos de uma visão para empreender e uma paixão para servir. Para isso, desenvolver uma sensibilidade social que integre conhecimento e compromisso social será indispensável para fomentar e aprimorar o intercâmbio de boas práticas socio-interinstitucionais.

Os resultados das ações extensionistas devem, a curto, médio ou longo prazo, impactar de forma positiva na realidade, gerando transformações possíveis de serem mensuráveis, em especial à comunidade excluída da universidade. Na questão pertinente ao ensino superior, Ortega y Gasset (1930), no ensaio Misión de la Universidad, destacava que os dois deveres da universidade para participar no processo de modernização das sociedades, seriam a introdução de novas ideias e a promoção de pensamento crítico. Para ele, “es forzoso vivir a la altura de los tiempos”, pois “cultura es el sistema vital de las ideas en cada tiempo”.

Na PUCRS, são muitas as ações dirigidas prioritariamente à comunidade externa. Os cursos, por meio dos estágios e das práticas curriculares, desenvolvem programas gratuitos de assistência como ocorre em Medicina, Direito, Psicologia e Odontologia, entre outros. No escopo da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a Diretoria de Assuntos Comunitários e o Centro de Pastoral desenvolvem vários projetos nas áreas de saúde, educação e assistência social, dentre eles, o Rondon, o Service Learning, as atividades vinculadas à Unidade Vila Fátima, o Projeto Voluntariado e a Rede Solidariedade.

Diante disso,

“Um grande desafio que se coloca para a Universidade é o estabelecimento da busca de uma educação integral tendo por base a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, sob os signos da igualdade, da inclusão, da qualidade e da diversidade”

Como feedback, tem-se novos desafios à formação, incluindo temas como equidade, empreendedorismo, responsabilidade ambiental e inovação. O Service Learning coloca ensino e aprendizagem a serviço da comunidade.

O objetivo é proporcionar experiências de aprendizado pragmáticas e progressivas, integrando a vivência do ensino com atividades de extensão, através da elaboração de projetos por parte dos estudantes, conforme as necessidades reais da comunidade e as demandas de parceiros externos à Universidade.

190Opinião(Foto2)A PUCRS também entende que é de capital importância estimular a construção de uma cultura da solidariedade em seu ambiente com vistas a impactar a comunidade em que está inserida. Para isso, criaram-se dois projetos: o de Voluntariado e a Rede Solidariedade. O Voluntariado conta com 204 voluntários atuando em 32 instituições de Porto Alegre. Por sua vez, a Rede Solidariedade, oportuniza, gratuitamente, à comunidade ações e projetos articulados em torno de cinco eixos: saúde, direitos humanos, relacionamento, ecologia integral e educação.

Com o propósito de tornar o Campus um polo cultural, o Instituto de Cultura incentiva a realização de eventos que envolvam as mais diversas formas de manifestação da cultura. Nessa perspectiva, as atividades abrangem música, artes visuais, literatura, teatro, dança, cinema, entre outras, e suas relações com as demais áreas do conhecimento.

De forma breve, as iniciativas descritas acima, e inúmeras não mencionadas, têm um denominador comum: o poder de transformar a realidade, formando pessoas com capacidade de fazer a diferença no mundo em que vivem através da excelência, da inovação e do compromisso social. Temos pela frente o desafio de aumentar a abrangência e o acesso da comunidade aos programas de extensão da Universidade. Somente dessa forma será possível consolidar a terceira missão, qual seja o progresso social e econômico regional.