Coral da PUCRS

Em 1946, o Curso de Letras criou o Clube de Línguas Vivas, onde os alunos reuniam-se para praticar os idiomas que estudavam. A execução das canções folclóricas e populares tornou-se a atividade preferida entre os alunos. Logo, os grupos acabaram se reunindo para formar um conjunto de canto folclórico, surgindo os Festivais da Primavera. Em seguida, foi constituído o Coral do Clube de Línguas Vivas. Com diversas apresentações pela Universidade, e fora dela, o Coral foi admitindo alunos de outros cursos, crescendo e, assim, surgiu o Coral da PUCRS.

Sua primeira apresentação oficial foi em 30 de outubro de 1956. A partir daí, o Coral da PUCRS desenvolveu uma trajetória de muitas conquistas, realizando inúmeras apresentações como concertos, óperas, operetas, oratórios, cantatas, missas, etc. Teve como regentes: Ernesto Dewes (Irmão Fidêncio), Dinah Nery Pereira, Charlotte Kahle, Gilia Gerling e Frederico Gerling Júnior, que, entre 1972 e 2010, impulsionou a produção de óperas, oratórios e ballets, trazendo a público os títulos mais consagrados da história da música.

Dentre as apresentações mais recentes do Coral da PUCRS, destacam-se o show com a banda The Rolling Stones, o Concertos Internacionais PUCRS com Harvard-Radcliffe Collegium Musicum, o show Letra e Música, com Kleiton/Kledir, os Concertos com a Orquestra Filarmônica da PUCRS, os Concertos do Coral da PUCRS, o musical A Música Através dos Tempos, além de eventos da FECORS e apresentações em Festivais de Coros no sul do país.

Em 2016, o Coral da PUCRS recebeu a Medalha da Legislatura, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenageando seus 60 anos de atividades ininterruptas e enaltecendo a ação cultural efetiva que o grupo desenvolve em sua exitosa história. Atualmente o grupo faz parte do Instituto de Cultura da Universidade e conta com a regência do maestro Marcio Buzatto, a preparação vocal da soprano Cintia de los Santos e o acompanhamento da pianista Mariane Kerber.

Marcio Buzatto, maestro

Marcio-Buzatto-cred-Cris-TscheckCompletou dois bacharelados em música pela UFRGS, um na área de Regência e outro em Composição Musical, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. Teve como principais professores universitários Celso Loureiro Chaves e Vilson Gavaldão. Foi professor de Regência e Canto Coral na UFRGS e na UFSM e, durante suas graduações, foi monitor de Contraponto Modal, Contraponto Tonal, Fuga, Teoria Musical, Regência e Canto Coral. Esteve à frente de alguns dos grupos corais mais expressivos do sul do país, tais como o Coral Porto Alegre, o Coral da UFRGS, o Madrigal do Departamento de Música da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM. Participou como aluno de mais de 40 cursos e festivais de música em várias áreas teóricas e práticas. Ministra com frequência oficinas de Regência a contrato de prefeituras e escolas de música e tem participações como realizador de trilhas sonoras para documentários e curtas-metragens, preparador de repertório para teatro musical, arranjador e maestro convidado de grupos orquestrais e eventos. Teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim-SC, e passagem pelos Canarinhos de Novo Hamburgo-RS. Em sua experiência musical, já dividiu o palco com artistas destacados como The Rolling Stones, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Kleiton&Kledir, Frank Solari, Kim Cook, Luis Gaeta, Miguel Proença, Olinda Alessandrini, entre tantos outros. De 2010 a 2013, foi maestro nos Concertos Comunitários Zaffari, juntamente com o Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, contabilizando um público de cerca de 80 mil pessoas ao ano, em vultosas produções deste projeto, com óperas, concertos e grandes shows. Em 2016, recebeu a Comenda Lobo da Costa, concedida pelo Partenon Literário em Porto Alegre-RS, como reconhecimento aos serviços prestados pela cultura e bem estar social do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje desenvolve trabalho com o Coro da URI-Erechim, com o Coral de Meninas de Bom Princípio e, desde 2010, está à frente do Coral da PUCRS.

Cintia de los Santos, preparadora vocal

Cintia-de-Los-Santos-cred-Tom-SilveiraCíntia de Los Santos é Cantora Lírica, Soprano, Licenciada em Música pela UFRGS com habilitação em Piano. Natural de Porto Alegre, iniciou os seus estudos vocais em 1991 com a prática do canto coral. Como solista, obteve experiência artística na França, China, Estados Unidos e Japão. Em 2002, na França, gravou o CD Eternal Source com repertório para soprano, trompete e órgão. Em 2007, foi bolsista no curso de Mestrado em Ópera pela Universidade do Sul do Mississippi, nos Estados Unidos, sob a orientação da Soprano Maryann Kyle. No ano seguinte, atuou como a personagem Susanna na produção de As Bodas de Figaro, de W. A. Mozart, pela mesma Universidade. É protagonista e solista convidada em obras como Carmina Burana, de Carl Orff; Messias, de G. F. Haendel; Paixão Segundo São Mateus, Paixão Segundo São João, Cantata de Natal e Magnificat, de J. S. Bach; Magnificat, de John Rutter; Beatles Magical Classical Tour (Prêmio Açorianos 2008 com a Orquestra de Câmara da ULBRA); musical Chimango, de Artur Barbosa, entre outros. Em 2014, foi indicada como melhor intérprete de Música Erudita pelo Prêmio Açorianos de Porto Alegre. No mesmo ano, lançou o CD Vox Aurumque, com o Coral da UFRGS, e o DVD Súbita Conexão, de Marcelo Nadruz. Apresenta-se com grupos de câmara e orquestras dentro e fora do Rio Grande do Sul, é autora do livro A Arte da Técnica Vocal – Caderno I -, lançado em 2017 pela EDIPUCRS, e realiza a sua manutenção vocal com o barítono Carlos Rodriguez. Atualmente é integrante do grupo Vocal5, vencedor do programa A Cappella da Rede Globo (2016), e trabalha na finalização de CD com canções para soprano e fortepiano com Fernando Cordella, subsidiado pelo projeto Fumproarte.

Mariane Kerber, pianista

Mariane-Kerber-cred-Gustavo-BrodinhoMariane Kerber é pianista e compositora, bacharela em Música Popular pela UFRGS. Natural de Novo Hamburgo-RS, a musicista também tem formação nas Faculdades EST pelo Curso Técnico em Música. Com mais de 10 anos de experiência na área musical, atua desde cedo como pianista, tendo acompanhado, aos 17 anos, um coro com mais de 300 vozes no 30º Encontro de Corais da Rede Sinodal de Educação (Encorse) em apresentação no Teatro Feevale. Desde então, trabalhou com trilhas sonoras, produção fonográfica e música para teatro.
Atualmente é pianista pelo Instituto de Cultura da PUCRS e correpetidora do Coral da PUCRS. Participou de diversos eventos representando a Universidade, entre eles, o musical A Música Através dos Tempos e a abertura do Fronteiras do Pensamento (2017). Em 2018, está participando da coordenação do projeto PUCRS Piano, o qual está disponibilizando cinco pianos pelo campus da Universidade para receber recitais, masterclasses e pocket shows. Ainda neste ano, estará lançando um álbum com músicas de sua autoria intitulado Em Movimento.

 

Coristas:

Ana Lobnigg Bubinick
Camila da Rosa Paes Keppler
Clarice Schirrmann Ludwig
Cleusa Tiba Casa Nova
Daphny Telles de Oliveira
Dener da Silva Ramos
Éderson Borba
Edmilson Rodrigues
Giana Montagner Pereira
Gregório Henrique Schmidt
João Vítor Paim
Jonas Araújo Amar
Karen Cardoso Caetano
Karen Hofsetz
Kátia Ellis Schmitt Zanin
Laís Santos
Leandro Henz Velasco
Leonardo Nondilo
Lucas Noronha Dornelles
Lucas Timm
Lúcia E. Velozzo do Espírito Santo
Luiza Homem Medina
Magali Pozzobom Silva
Marcella Wolf Rocha
Marcia Corrêa de Oliveira
Márcio M. Prestes
Marcos Roberto Schiomi Ceratti
Matheus Duranti Soares
Maynara Orlandi
Nádia Mendes
Natassia Molina Bayer
Niege Moreira
Nilton Schüller
Oscar Luiz B. Fernandes
Otávio Augusto Passaia
Patrícia Carina Lüders
Paulo Ricardo Ricco Uranga
Rafael Freitas Cardoso
Regina Terra
Rodrigo Souza
Rute Canto Fernandes
Sara Tereza Closs
Schaiana Martins Serafim
Sibila Silva
Sonia Maria de Camillis
Susana Szortyka Lüders
Tania Lunelli
Tiago Maciel
Tiago Pires
Vera Alves Teixeira
Vera Beatriz Machemer
Victor Hugo Ribeiro
Viviane Appariz Pozada