Dúvidas Freqüentes


Aqui estão as principais dúvidas dos candidatos do Vestibular PUCRS.

Redação


Mais dúvidas? Clique aqui.




Redação

Qual o valor relativo das questões objetivas e da questão de redação?
As 15 questões objetivas valem 9 pontos no total (0,6 por acerto), e a questão de redação vale 6 pontos, distribuídos em faixas de grau: zero, 1, 2, 3, 4 e 5. A cada unidade de grau da redação equivalem 1,2 pontos. Assim, por exemplo, uma redação com grau três receberá 3,6 pontos.

Atenção: Devido a determinação expressa na Portaria nº 391, de 07 de fevereiro de 2002, do Ministério da Educação, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.


Por que as boas universidades dão tanta importância à redação no Concurso Vestibular?
Primeiro, porque um texto escrito permite avaliar a capacidade do candidato para elaborar hipóteses, construir teses e fundamentá-las estabelecendo relações consistentes entre argumentos, condição fundamental para quem aspira a prosseguir seus estudos em nível superior. Segundo, porque o Concurso Vestibular orienta, em certa medida, procedimentos pedagógicos em nível de Ensino Médio. Portanto, pode constituir-se em incentivo para um ensino voltado ao desenvolvimento de habilidades comunicativas que permitam ao sujeito/aluno condições de interagir nas modalidades falada e escrita de modo adequado e produtivo.


Como é calculado o grau da redação?
O valor total de pontos de uma redação é assim distribuído: Estrutura: 30%; Conteúdo: 30%; Expressão Lingüística: 40%. Feitos os descontos relativos aos três níveis de avaliação, o resultado dirá em que faixa de nota (do 5 ao zero) a redação se localizará.


Do ponto de vista prático, como devo agir para elaborar uma boa redação?
A primeira coisa a considerar é o tipo e a extensão do texto solicitado. No caso do vestibular da PUCRS, trata-se de uma dissertação com extensão variando entre 25 a 30 linhas.


O que caracteriza a dissertação?
A dissertação é um texto opinativo, isto é, um texto em que devem predominar suas opiniões sobre o tema que escolheu. Aqui estão algumas idéias que podem auxiliá-lo na tarefa de fazer a sua dissertação:


Posso utilizar, em minha redação, alguns trechos dos textos da prova?
Em princípio, não. A redação deve apresentar as idéias do seu autor, isto é, você. Entretanto, se quiser citar uma expressão, uma idéia presente na prova como apoio a um ponto de vista seu, poderá fazê-lo. Neste caso, a citação será necessariamente breve e deverá ter identificado o autor e a procedência.


Que tipo de letra devo usar?
Geralmente a letra utilizada é a cursiva. Se preferir utilizar outro tipo de letra, certifique-se de que as maiúsculas estão bem identificadas.


É obrigatório dar um título ao texto?
A colocação do título é livre, portanto sua ausência não será penalizada. Lembre-se, entretanto, de que um título criativo, bem formulado, pode agregar qualidade ao conteúdo do texto.


É permitido utilizar corretor líquido?
Não. Se você cometer algum engano, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que quis comunicar.


Posso deixar minha redação a lápis?
A redação tem de ser apresentada a tinta, pois é um documento. Redações escritas a lápis serão anuladas.


Quem vai avaliar minha redação, e como são preparados esses profissionais?
A banca de avaliação das redações do Concurso Vestibular da PUCRS é constituída por professores de Língua Portuguesa com grande experiência de trabalho com textos no Ensino Médio e/ou na Universidade. Trata-se de um grupo bastante estável, em contínuo aprimoramento, em encontros de estudo, discussão e treinamento que visam a afinar os critérios de avaliação e aplicá-los de modo homogêneo, a partir de uma grade de correção que detalha os parâmetros para atribuição dos pontos.


Até que ponto a subjetividade dos corretores pode influir na nota atribuída?
O preparo dos professores-avaliadores e a precisão dos critérios têm o objetivo de minimizar eventuais diferenças de julgamento. Além disso, os professores-avaliadores são cuidadosamente orientados no sentido de analisar o texto do candidato, em termos de forma e de conteúdo, considerando a pertinência dos argumentos em relação ao tema, independentemente de implicações ideológicas.


Em que casos a redação recebe nota zero?
São casos de notas zero os textos que:


Mais dúvidas? Clique aqui.