Tecnologia, Energia e Recursos Naturais: Novos Rumos para a Sustentabilidade

Projeto de Cooperação 4

Coordenador: Eduardo Cassel

theme3-project4O desenvolvimento sustentável da sociedade passa pela utilização racional dos recursos naturais, produzindo produtos de fontes renováveis, otimizando o consumo de energia e minimizando o impacto ambiental. Os setores agropecuário, energético e industrial utilizam recursos naturais como matéria-prima em seus processos.

Consequentemente, novas tecnologias são desenvolvidas como processos de polimerização que utilizam fenólicos naturais, processos de produção de energia, como biogás, que utiliza resíduos orgânicos para gerar energia elétrica e processos extrativos aplicados a plantas (biodiversidade) que obtém compostos com atividades biológicas. Destaca-se a cooperação da PUCRS com Centro de Ciência do Meio Ambiente – CSIC (Espanha) que resultou em patente, publicações e formação de recursos humanos, cuja parceria é muito importante para o desenvolvimento destes estudos. Além disso, o conhecimento sobre o transporte e a deposição de sedimentos por meio de modelos matemáticos pode gerar ferramentas que minimizam danos gerados no processamento de matérias-primas como metais e petróleo, o que tem um importante impacto ambiental. Neste tema, a cooperação da PUCRS com o Imperial College London (Inglaterra) tem sido bastante produtiva, gerando publicações, formação de recursos humanos e mobilidade de pesquisadores.

O consumo energético é um critério de definição de viabilidade de novas tecnologias. No setor metal-mecânico, o uso de produtos de liga leve fundida consiste numa significativa redução de energia, assim como na área de informática existe a preocupação com o desenvolvimento de técnicas de virtualização que minimizem o consumo energético de sistemas computacionais, automatizando o uso racional de recursos. Ciente que a otimização dos processos produtivos e a minimização do consumo de energia nem sempre são suficientes para reduzir a produção de gases que geram o efeito estufa, o desenvolvimento de tecnologias de captura de CO2 estão diretamente vinculados à sustentabilidade ambiental.

A cooperação entre a PUCRS e a Universidade Paul Sabatier de Toulouse (França) tem sido estratégica, por fomentar o desenvolvimento deste tema, gerando inúmeras publicações, co-tutelas e mobilidade de pesquisadores. O elo de ligação entre as propostas apresentadas é a sustentabilidade, visto que conecta a tecnologia com a biodiversidade.


EQUIPE PUCRS

Avelino Francisco Zorzo ORCID ID
Berenice Anina Dedavid ORCID ID
Carlos Alexandre Dos Santos ORCID ID
César Augusto Fonticielha De Rose ORCID ID
Eduardo Cassel ORCID ID
Eleani Maria Da Costa ORCID ID
Felipe Dalla Vecchia ORCID ID
Guilherme Araujo Pimentel ORCID ID
Jorge Hugo Silvestrini ORCID ID
Juliano D’ornelas Benfica ORCID ID
Luiz Gustavo Leão Fernandes ORCID ID
Marçal José Rodrigues Pires ORCID ID
Marcio Pinho ORCID ID
Nara Regina De Souza Basso ORCID ID
Renata Medina Da Silva ORCID ID
Rodrigo Sebastian Iglesias ORCID ID
Rosane Angélica Ligabue ORCID ID
Rubem Mário Figueiró Vargas ORCID ID
Sandra Mara Oliveira Einloft ORCID ID
Tiago Coelho Ferreto ORCID ID

VEJA OUTROS PROJETOS DO TEMA 3