A matriz oculta da Violência na Modernidade: Crise da Alteridade, da Moral e da Ética

Projeto de Cooperação 2

Coordenadora: Profa. Ruth Maria Chittó Gauer

theme2-project2O projeto de pesquisa “A matriz oculta da Violência na Modernidade: Crise da Alteridade, da Moral e da Ética” aborda a temática da violência a partir de diferentes perspectivas disciplinares e teóricas. Ainda, são explorados temas associados ao fenômeno amplo da violência, incluindo os direitos humanos, a dignidade humana, o comportamento moral e a prática religiosa.

Nestas temáticas, são investigados: políticas de encarceramento e violações de garantias, o reflexo do discurso antidemocrático na produção de violências, o conceito de dignidade humana nas práticas cotidianas, e as relações entre visões e práticas religiosas e o comportamento moralmente virtuoso. Ainda, sob uma perspectiva aplicada do conhecimento, são investigadas propostas para a melhoria de indicadores em regiões de vulnerabilidade social, bem como intervenções psicossociais para a prevenção de maus-tratos na infância.

A perspectiva interdisciplinar é decorrente da abordagem destes fenômenos por pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação, incluindo: Ciências Criminais, Filosofia, Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Serviço Social e Teologia. Por fim, se estabelecem parcerias com renomadas universidades estrangeiras: a Universidade de Padova, segunda mais antiga da Itália e referência mundial nas áreas afins do projeto; a Queen Mary University of London, pela sua excelência nas áreas da Filosofia, Direito e Psicologia; e a Universidade de Liège, na Bélgica, por ser instituição de reconhecimento na área de Violência e Direitos Humanos.


Veja outros projetos do Tema 2