Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento

Projeto de Cooperação 3

Coordenador: Alexandre Anselmo Guilherme

theme2-project3“Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento” reúne pesquisas que buscam contribuir com o debate contemporâneo em torno do humanismo em suas dimensões teórico-conceituais e metodológicas. Nesse sentido, articulam-se projetos que se propõem a investigar a realidade latino-americana, especialmente a brasileira – historicamente unida à tradição europeia – a partir de dois recortes, a saber, o da internacionalização e o da subjetivação.

No primeiro caso, são examinados processos de internacionalização tanto de uma perspectiva sóciohistórica, que analisa as transformações educacionais provocadas pela ação em centros urbanos brasileiros de diferentes grupos imigrantes e de seus descendentes, quanto de uma perspectiva contemporânea, a partir da comparação de políticas educacionais latino-americanas para detecção do grau de efetividade das respostas alcançadas para as dificuldades enfrentadas e da construção de um modelo de internacionalização curricular, fundamental para a formação social e profissional de indivíduos que atuarão em um contexto cada vez mais internacional e multicultural, regido pelos princípios do mercado globalizado.

No segundo, processos de subjetivação a partir de correntes filosóficas específicas são analisados para a discussão sobre a formação do ethos democrático brasileiro pós ditadura militar e a igualdade econômica, social e de gênero, indicadores que ainda marcam a sociedade brasileira como uma das mais díspares do mundo.

Para o desenvolvimento desta proposta consideram-se parcerias já consolidadas com Universidades na América Latina, na América do Norte e na Europa, como a Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, que mantém atividades de cooperação com a PUCRS desde 2008, aprofundadas através da formalização de um convênio de cooperação internacional e da participação conjunta no Programa Binacional de Centros Associados de Pós-graduação Brasil-Argentina, no período 2009-2012, com fomento da CAPES e da Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da Argentina; a Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, formalizada em 2002, em especial a parceria com o Institute of Latin America Studies, que tem gerado publicações conjuntas e intercâmbio de professores e estudantes; e a Newcastle University, na Inglaterra, uma das instituições do Russel Group, que coopera formalmente com a PUCRS desde 2014 para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, publicações e formação de recursos humanos.


EQUIPE PUCRS 

Adriana Justin Cerveira Kampff ORCID ID
Agemir Bavaresco ORCID ID
Alexandre Guilherme ORCID ID
Ana Lucia Suarez Maciel ORCID ID
Andreia Mendes Dos Santos ORCID ID
Antonio De Ruggiero ORCID ID
Augusto Jobim do Amaral ORCID ID
Bettina Steren dos Santos ORCID ID
Claudia Musa Fay ORCID ID
Edla Eggert ORCID ID
Eduardo Luft ORCID ID
Fabio Caprio Leite De Castro ORCID ID
Jane Cruz Prates ORCID ID
Marcos Villela Pereira ORCID ID
Marilia Costa Morosini ORCID ID
Monica De La Fare ORCID ID
Norman Roland Madarasz ORCID ID
Nythamar Hilário Fernandes de Oliveira Jr. ORCID ID
Ricardo Timm De Souza ORCID ID

Veja outros projetos do Tema 2