Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento

Projeto de Cooperação 3

Coordenador: Alexandre Anselmo Guilherme

theme2-project3“Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento” reúne pesquisas que buscam contribuir com o debate contemporâneo em torno do humanismo em suas dimensões teórico-conceituais e metodológicas. Nesse sentido, articulam-se projetos que se propõem a investigar a realidade latino-americana, especialmente a brasileira – historicamente unida à tradição europeia – a partir de dois recortes, a saber, o da internacionalização e o da subjetivação.

No primeiro caso, são examinados processos de internacionalização tanto de uma perspectiva sóciohistórica, que analisa as transformações educacionais provocadas pela ação em centros urbanos brasileiros de diferentes grupos imigrantes e de seus descendentes, quanto de uma perspectiva contemporânea, a partir da comparação de políticas educacionais latino-americanas para detecção do grau de efetividade das respostas alcançadas para as dificuldades enfrentadas e da construção de um modelo de internacionalização curricular, fundamental para a formação social e profissional de indivíduos que atuarão em um contexto cada vez mais internacional e multicultural, regido pelos princípios do mercado globalizado.

No segundo, processos de subjetivação a partir de correntes filosóficas específicas são analisados para a discussão sobre a formação do ethos democrático brasileiro pós ditadura militar e a igualdade econômica, social e de gênero, indicadores que ainda marcam a sociedade brasileira como uma das mais díspares do mundo.

Para o desenvolvimento desta proposta consideram-se parcerias já consolidadas com Universidades na América Latina, na América do Norte e na Europa, como a Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, que mantém atividades de cooperação com a PUCRS desde 2008, aprofundadas através da formalização de um convênio de cooperação internacional e da participação conjunta no Programa Binacional de Centros Associados de Pós-graduação Brasil-Argentina, no período 2009-2012, com fomento da CAPES e da Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da Argentina; a Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, formalizada em 2002, em especial a parceria com o Institute of Latin America Studies, que tem gerado publicações conjuntas e intercâmbio de professores e estudantes; e a Newcastle University, na Inglaterra, uma das instituições do Russel Group, que coopera formalmente com a PUCRS desde 2014 para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, publicações e formação de recursos humanos.


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