Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental

Projeto de Cooperação 4

Coordenadora: Edimara Luciano

theme2-project4O projeto de pesquisa volta-se à investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento social e econômico. O aumento da complexidade no ambiente de negócios torna relevante a necessidade de criar novas capacidades e estratégias nas empresas. Empresas ativas precisam se adaptar constantemente a novas condições de mercado e precisam desenvolver capacidades que impulsionem suas atividades, sua competitividade e seu desempenho, incluindo processos de inovação, orientações estratégicas, capacidades de resiliência, capacidades absortivas, gestão do conhecimento, entendimento do comportamento dos mercados e das relações sociais em contextos de consumo. Este projeto interdisciplinar tem um caráter inovador e propõe uma nova compreensão do desenvolvimento social e da dinâmica socioeconômica em suas múltiplas facetas, em termos de bem-estar, desenvolvimento humano, econômico, social e ambiental.

Assim, o projeto alinha-se à ideia de que o desenvolvimento deve contemplar a equidade social e qualidade de vida, promovendo melhorias de gestão e de respostas a forças sociais e de mercado, democratizando o acesso a produtos e serviços (economia compartilhada) e promovendo transições sustentáveis pela utilização mais eficiente de recursos.

Este projeto está alinhado com parcerias internacionais inicialmente já desenvolvidas como projetos de internacionalização em diversos países (Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Espanha, França, Suécia, Noruega, Austrália, México, Portugal, Argentina). Nesse sentido, três universidades internacionais que já possuem histórico de parceria com a PUCRS são estratégicas para o desenvolvimento do projeto:

a) HEC Montréal – pesquisas em inovação social (Centre for Research on Social Innovation) e em economia criativa (MOSAIC – accelerator of innovation and creativity);

b) University of Illinois at Urbana-Champaign – pesquisas em economia regional (REAL – Regional Economics Applications Laboratory);

c) University of Georgia – pesquisas em comportamento de consumo e em relações sociais em contextos de consumo (Terry College of Business). O caráter interdisciplinar inovador do projeto envolve também parcerias com diferentes programas de pós-graduação (PPGs) dentro da PUCRS: PPG em Administração (PPGAd), PPG em Economia (PPGE), PPG em Psicologia (PPGP), PPG em Ciências da Computação (PPGCC), PPG em História (PPGH), PPG em Serviço Social (PPGSS), PPG em Ciências Sociais (PPGCS).


Veja outros projetos do Tema 2