Psicologia social e HIV são tema de missão na Alemanha

Angelo Brandelli Costa participou de atividades na Universität Duisburg-Essen

2019_07_26_angelo_brandelli

Foto: Bruno Todeschini

O professor da Escola de Ciências da Saúde e coordenador do grupo de pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais, Angelo Brandelli Costa, participou de uma missão no exterior no âmbito do PUCRS-PrInt, entre os dias 9 e 16 de julho. O docente passou pela Universität Duisburg-Essen (Uni-Due), na Alemanha, e participou do 42º Congresso Internacional de Psicologia Política, em Portugal. Brandelli participa do projeto Avanços no desenvolvimento de fármacos, diagnóstico e epidemiologia de doenças negligenciadas, coordenado pelo professor Cristiano Valim Bizarro e vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.

Durante a missão, Brandelli apresentou ao público da Uni-Due o projeto de internacionalização PUCRS-PrInt e suas oportunidades de fomento oferecidas para mobilidade acadêmica, in e out, de alunos e professores. Nessa visita, também articulou-se a vinda da professora Gisela Steins, especialista em psicologia social, à PUCRS no próximo ano. A ideia é que esse movimento seja um valoroso passo para estruturar de forma contínua o intercâmbio entre as duas universidades.

Cooperação consolidada

2019_07_23_angelo_costa_print(arquivo_pessoal)

Angelo Brandelli e a professora alemã Gisela Steins. Foto: Arquivo pessoal

Para Angelo Brandelli, a missão reforça os laços com a professora Gisela Steins e avança na construção de um artigo com parceria com a pesquisadora. A pesquisa faz parte do projeto intitulado Atribuição de controle, responsabilidade e culpa pela infecção por HIV: reações emocionais, intenção de ajudar e efeito da orientação sexual e identidade de gênero, coordenado por Costa.

Na Alemanha, foram discutidos resultados dos estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa dos dois docentes que deverão ser submetidos ao periódico Basic and Applied Social Psychology em meados do primeiro semestre de 2020. Durante a missão, Brandelli também apresentou o seminário Psychology and Prejudice against Sexual and Gender Diversity in Brazil: An Overview para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da instituição alemã, reforçando a parceria interinstitucional entre os programas.

Congresso em Portugal

Em Lisboa, Costa participou do 42º Congresso Internacional de Psicologia Política, onde apresentou os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo seu grupo de pesquisa na PUCRS. Uma oportunidade para se conectar com pesquisadores da área de diversos países e prospectar novas parcerias no campo da pesquisa.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias