20/05/2020 - 12h04

Professor integra atividades na Universidad Nacional de La Plata pelo PUCRS-PrInt

Marcos Villela Pereira está colaborando com projetos junto ao Programa de Doctorado en Ciencias de la Educación

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Vídeoconferências têm sido alternativa durante a quarentena na Argentina / Imagem: Arquivo pessoal

O professor da Escola de Humanidades Marcos Villela Pereira está atuando como professor visitante na Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). O docente chegou ao país no início de março e mesmo durante a pandemia, Pereira integra atividades na modalidade online na instituição.

Antes do regime de quarentena iniciar, o professor teve reuniões com a professora Myriam Southwell, atual coordenadora do Doutorado em Ciências da Educação e diretora da Divisão de Ensino Secundário da Província de Buenos Aires. Além disso, encontrou com o Diretor de Pós-Graduação da Faculdade, professor Fabio Esposito. Foram discutidas intenções de cooperação, com pesquisa conjunta, publicações e convênios.

Todas as atividades e reuniões, a partir do decreto de isolamento social, se realizam por teleconferência. O grupo de pesquisa tem rotina de reunião semanal e temos conversas e reuniões pontuais, de acordo com a demanda de trabalho”, conta o professor.

Pesquisa em andamento

Pereira integra o projeto Procesos de democratización en la formación de los cuerpos y las sensibilidades en la educación estética de la Argentina de la segunda mitad del siglo XX. A primeira vez que teve contato com esse grupo foi em 2013.

Durante o período na Argentina, o docente tem realizado (nos repositórios e bases de dados de língua espanhola) levantamento de fontes relativas ao debate das ideias tanto de Ernesto Laclau quanto de Pietro Barcellona. “Este último é pouco conhecido e pouco utilizado, tanto no Brasil quanto aqui, mas estou em diálogo com dois pesquisadores responsáveis por algumas das traduções que também são estudiosos do autor”, comenta Pereira.

Ao mesmo tempo que levanta as fontes, o docente seleciona material para a produção de artigos que deverão ser feitos em conjunto com a professora Myriam Southwell. “Também estou trabalhando com uma pesquisadora do grupo, a professora Lucía Merlos, fazendo um estudo comparado entre o ensino de arte e a formação da sensibilidade na Argentina e no Brasil. Nossa ideia é propor o trabalho para o Congresso Internacional de Educação Comparada, que deverá acontecer no Uruguai no final do ano”, completa.

Marcos Villela Pereira integra o projeto de cooperação Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento, vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.

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